(Acervo CAM)
A Arena MRV será o sexto estádio a ser inaugurado na cidade de Belo Horizonte e que servira há pelo menos um dos três times grandes da capital mineira. O evento acontecerá no próximo domingo, ás 16h, no jogo entre Santos e Atlético, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O primeiro deles o foi o estádio Juscelino Kubitschek, que pertencia ao Cruzeiro e que hoje funciona a Sede Campestre do Barro Preto. No jogo inicial, contra o Flamengo, o Cruzeiro, que naquela época era chamado de Palestra Itália, empatou por 3 a 3 com a equipe carioca.
Depois dele, o estádio Presidente Antônio Carlos, que pertenceu ao Atlético, foi inaugurado em 30 de maio de 1929. Chamado também de estádio da Colina ou de Lourdes, naquela oportunidade o Galo venceu o Corinthians por 4 a 2. No local hoje funciona o Shopping Diamond Mall.
A Alameda, ou estádio Otacílio Negrão de Lima, do América, foi o terceiro estádio a ser inaugurado em Belo Horizonte, em 8 de setembro de 1929. A partida foi contra o Fluminense. Porém, alguns registros falam da inauguração oficial em 27 de maio de 1948, quando a capacidade aumentou para 15 mil pessoas. Um supermercado existe hoje no espaço que divide os bairros da Floresta e a região dos hospitais.
O estádio Independência, que hoje é chamado de Arena, foi construído para atender a Copa do Mundo de 1950, realizada no Brasil. O jogo inaugural aconteceu naquele ano, na partida entre Iugoslávia e Suíça, que acabou com o placar de 3 a 0 para os iugoslavos. Dias depois, o Independência protagonizou uma das maiores zebras da história das copas quando os Estados Unidos venceram a Inglaterra por 1 a 0.
Imponente e insuperável em sua capacidade, o Mineirão nasceu para os cidadãos do estado no dia 5 de setembro de 1965. O jogo inaugural foi entre a Seleção Mineira e o River Plate, tradicional time argentino. O time mineiro venceu por 1 a 0, gol do atacante atleticano Buglê. Além de ser palco de finais de todos os campeonatos nacionais disputados pelos times de Belo Horizonte, o Mineirão também foi palco de final de Copa Libertadores e de jogos da Copa do Mundo. No estádio aconteceu o maior vexame da Seleção Brasileira quando a o time treinado por Felipão perdeu por 7 a 1 para a Alemanha.
Leia mais