As prioridades do Atlético nessa reta final de temporada estavam todas reservadas para o Mundial de Clubes. Com o fracasso em Marrocos, a diretoria agora corre contra o tempo para planejar o time para 2014. Diferentemente de dezembro do ano passado, o alvinegro vive um período de reformulação e indefinições, a começar pelo banco de reservas.
Sem o técnico Cuca, que foi para o futebol chinês, caberá a Paulo Autuori o desafio de montar um “novo” Atlético. A diretoria aguarda pelas escolhas do treinador para ir atrás de reforços. O problema, no entanto, é que o mercado vive uma fase de definições, fazendo com que as opções fiquem cada vez mais escassas.
Cuca havia indicado alguns nomes para reforçar a equipe, como o volante Willians, do Internacional, o lateral-esquerdo Carlinhos, do Fluminense, e o volante Moisés, ex-América, e atualmente na Portuguesa. Com a chegada de Autuori, que já planeja sua lista, as negociações foram paradas.
Nova chance
Nomes que não estavam nos planos da diretoria podem ter novas chances com Paulo Autuori. São os casos do atacante André e do volante Fillipe Soutto. Ambos trabalharam com o treinador no Vasco.
O primeiro foi dispensado pelo cruzmaltino por indisciplina. Porém, como investiu alto para poder contar com André, o Atlético pode usar o atacante como moeda de troca em uma eventual negociação. O Galo é dono de 75% dos direitos econômicos do atleta.
Já Fillipe Soutto espera receber uma chance no alvinegro na próxima temporada. Revelado nas categorias de base, o volante passou por altos e baixos na equipe, mas acabou perdendo espaço com Cuca. Ele retorna ao clube depois de cumprir um ano de contrato em São Januário. O certo é que os dois se reapresentam na Cidade do Galo em 20 de janeiro.
Indefinições
De férias em Cuba, o presidente Alexandre Kalil crê na manutenção de, pelo menos, 90% do elenco. Na pauta alvinegra, a renovação de contrato de alguns jogadores, entre eles, o principal craque da equipe, Ronaldinho Gaúcho.
A proposta de renovação por mais um ano deve ser discutida em janeiro. Se depender do R10, ele continua na Cidade do Galo. Contudo, quem definirá o futuro do craque é Assis, irmão e empresário do meia.
Além do astro, outros que terão o contrato encerrado são os laterais Michel e Richarlyson, o zagueiro Gilberto Silva e o volante Rosinei. Eles dependem do aval de Autuori. Porém, a possibilidade da permanência deles no clube alvinegro é remota.
Outro que pode estar de saída é o atacante Alecsandro, que tem proposta do Palmeiras.