(Rhona Wise)
O Atlético conquistou a Florida Cup ao derrotar o Corinthians por 1 a 0, em Boca Raton. Com 100% de aproveitamento em duas partidas, o time mineiro ficou com a taça do torneio amistoso de forma antecipada, contando com o empate em 1 a 1 entre Fluminense e Shakhtar Donetsk.
Apesar da vitória e do título, o jogo mostrou que o técnico Diego Aguirre ainda terá muito trabalho pela frente, uma vez que o Galo continua cometendo alguns erros antigos, do ponto de vista defensivo.
O herói do jogo foi o novato Hyuri, que substituiu Thiago Ribeiro aos 10 minutos do segundo tempo. Em sua primeira jogada, ele entrou na área e recebeu de Pratto, na medida, para escorar – vale ressaltar ainda o passe preciso do também novato Cazares para o Urso no lance. (function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
Atlético e Corinthians se enfrentavam pela primeira vez após a disputa acirrada do Brasileirão 2015, ambos com mudanças significativas. Enquanto o Galo trocou de treinador, o Timão segurou Tite, mas assistiu a um desmanche do elenco campeão.
O que se viu foram as mesmas falhas táticas do lado atleticano, mesmo que os jogadores já tenham declarado que o esquema de jogo de Aguirre é mais compacto e colaborativo. Ainda não foi dessa vez que eles conseguiram aplicar a filosofia do uruguaio.
O Atlético ainda é o mesmo de 2015, sem um esquema tático bem definido e com buracos entre os setores, principalmente na zaga, onde o Timão achou espaços, tanto pela esquerda quanto pela direita. Coletivamente, o Galo ainda se mostrou debilitado e com falhas de comunicação.
O time iniciou a partida com praticamente a mesma escalação do ano passado, mas com Dátolo no lugar de Giovanni Augusto. No segundo tempo, as substituições surtiram efeito, tornando o Atlético mais ofensivo, principalmente com a boa atuação de Hyuri, sempre com presença na grande área.
Com as mudanças, o Galo passou a controlar o jogo e ocupar melhor o campo de ataque, perdendo até outras boas chances de ampliar o placar.
A delegação atleticana volta a Belo Horizonte nesta terça-feira (19). O primeiro jogo oficial da temporada está marcado para a próxima quarta-feira, dia 27 de janeiro, contra o Flamengo, no Mineirão, pela Primeira Liga. A estreia no Campeonato Mineiro será no domingo, dia 31, contra o Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Já a primeira partida na Copa Libertadores está marcada para o dia 17 de fevereiro, contra o Melgar, no Peru.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO 1 x 0 CORINTHIANS
Data: 17 de janeiro de 2016 (domingo)
Estádio: Florida Atlantic University (FAU)
Cidade: Boca Raton (EUA)
Árbitro: Marcos Oliveira (BRA)
Auxiliares: Kelvin Klinger (EUA) e Hayden Oscanoa (EUA)
Gol: Hyuri (57′)
Cartões amarelos: Leonardo Silva, Marcos Rocha (A)
Atlético
Victor; Marcos Rocha, Jemerson, Leonardo Silva (Erazo) e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete (Lucas Cândido), Dátolo (Juan Cazares) e Luan; Thiago Ribeiro (Hyuri) e Lucas Pratto (Patric)
Técnico: Diego Aguirre
Corinthians
Walter, Fagner (Edilson), Felipe, Gil (Yago) e Uendel (Guilherme Arana); Bruno Henrique (Marciel); Danilo (Mendoza), Elias (Moisés), Rodriguinho (Marlone) e Malcom (Cristian); Romero (Lucca)
Técnico: Tite