Aniversário do Galo

Atlético completa 114 anos em momento mais vitorioso de sua história

Gustavo Andrade
@gfandrade
Publicado em 25/03/2022 às 06:13.
Título da Supercopa do Brasil foi o terceiro do Atlético em competições nacionais em apenas 80 dias (Pedro Souza / Atlético)

Título da Supercopa do Brasil foi o terceiro do Atlético em competições nacionais em apenas 80 dias (Pedro Souza / Atlético)

No aniversário de 114 anos do Atlético, o torcedor alvinegro nunca teve tantos motivos para comemorar. Além da proximidade do fim das obras da Arena MRV, futura casa do Galo, a equipe vive o momento mais vitorioso de sua história em campo. 

Entre o fim da última temporada e a abertura da atual, o Galo conquistou três títulos nacionais em 80 dias. De quebra, encerrou umaa espera de 50 anos para celebrar mais um Campeonato Brasileiro.

As taças do Brasileirão, da Copa do Brasil e da Supercopa confirmaram uma ascensão do clube alvinegro ao longo da última década. Desde 2013, o Atlético conquistou também uma Copa Libertadores, uma Recopa Sul-Americana e outra Copa do Brasil. No Campeonato Brasileiro, nenhum outro time somou tantos pontos nas últimas dez edições quanto o Galo.

O bom rendimento em competições nacionais levou a equipe alvinegra a acumular participações na Libertadores. São oito presenças no principal torneio sul-americano desde 2013.

Em Minas, o time alvinegro tenta agora ampliar sua supremacia. Foram seis títulos estaduais (2012, 2013, 2015, 2017, 2020 e 2021) nos últimos dez Campeonatos Mineiros.

Em 2022, há a possibilidade de um feito inédito no Estado neste século: a conquista de um tricampeonato consecutivo.

Reestruturação fora de campo

Para encerrar o jejum de 50 anos sem ser campeão brasileiro, o Atlético contou com a ajuda de mecenas. O grupo que ficou conhecido com “4 R’s”, formado pelos empresários Rubens Menin, Rafael Menin, Ricardo Guimarães e Renato Salvador, desembolsou o dinheiro necessário para a formação de um dos melhores elencos do futebol nacional.

Agora, mesmo com uma dívida bilionária, a meta da diretoria atleticana é caminhar financeiramente sem a necessidade de novos aportes de parceiros. Entre os próximos passos, estão a discussão da venda do restante do Diamond Mall e a possível transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) nos próximos anos.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por