O Atlético recebe o Botafogo nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O Galo conta com a força da sua torcida para encarar o rival carioca. Com um Independência lotado, os mineiros tem que superar a vantagem construída pelo adversário na primeira partida.
No jogo de ida, o Glorioso venceu por 4 a 2 e pode perder por um gol de diferença que vai se classificar. Já o Galo foi campeão da Libertadores, mas para seguir na Copa do Brasil a tarefa é mais complicada: tem que ganhar por 2 a 0 ou 3 a 1, já que os gols anotados como visitante valem para critério de desempate. Um novo 4 a 2 para os anfitriões leva a decisão as pênaltis.
O Atlético, depois do título da Libertadores, ainda não mostrou o futebol envolvente que conquistou a América. O atacante Jô sabe que o Galo terá dificuldades, mas acredita na classificação.
"Desde quando a gente começou a decidir jogos, a torcida sempre acreditou. Agora não será diferente. A gente sabe como é a decisão. E tem que ter a mesma concentração dos outros jogos. É estar bem concentrado e focado para conseguir a classificação", afirma.
Apesar da boa vantagem do Botafogo, o retrospecto atleticano na temporada anima a torcida do Galo. O Atlético já superou os adversários por dois ou mais gols de diferença por 17 vezes nesta temporada. Dessas vitórias, 12 foram conquistadas no Horto, local do duelo desta quarta-feira, e seis aconteceram em fases eliminatórias das competições.
O técnico Cuca terá retornos importantes para o jogo contra os cariocas. O goleiro Victor, o meia Ronaldinho Gaúcho e o atacante Fernandinho não atuaram contra a Portuguesa pelo Brasileiro por suspensão e voltam a ser titulares do Galo. Diego Tardelli, que não jogou no Maracanã, também está de volta ao time.
"Nós vamos enfrentar uma grande equipe, que fez um grande jogo no Rio de Janeiro e que será muito mais forte em casa. Já jogamos contra eles em Minas Gerais e foi uma partida difícil. A tendência é que isso se repita agora", diz o técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, se referindo ao 2 a 2 pelo Campeonato Brasileiro.
Para este jogo, o Botafogo tem muitos problemas. Além de Vitinho, negociado com o CSKA, o time não conta com o lateral direito Gilberto, vetado com lesão no músculo posterior da coxa direita, o volante Marcelo Mattos, vetado com acúmulo de cartões amarelos, e o atacante Elias, que não pode defender o Glorioso por já ter atuado no torneio pelo Resende-RJ. Assim, Edilson entra na lateral-direita, enquanto Renato forma a dupla de volantes com Gabriel. No meio, Lodeiro e Seedorf municiarão uma dupla de ataque composta por Rafael Marques e Alex.