Clube é orientado a intensificar ações educativas após incidentes durante a Libertadores
(Pedro Souza)
O Atlético foi punido com uma multa de 60 mil dólares, cerca de R$ 400 mil, pela Conmebol devido a atos racistas de um torcedor durante o jogo contra o San Lorenzo, realizado na Arena MRV, pelas oitavas de final da Libertadores. A punição total, que inclui outras multas, uma delas por uso de sinalizadores, chega a 100 mil dólares. Além da multa, o clube deve intensificar ações educativas contra o racismo em suas redes sociais e na arena.
Durante o confronto contra o Fluminense, na última quarta-feira, o Atlético demonstrou seu posicionamento contra o racismo ao entrar em campo com uma placa de "basta de racismo". As iniciativas do clube foram ampliadas com mensagens no telão da Arena MRV e nas redes sociais, reforçando a necessidade de combater a intolerância.
O ato racista foi praticado por um adolescente de 16 anos, que já foi identificado e está respondendo a um processo por ato infracional análogo ao racismo. O pai do jovem também foi excluído do quadro de sócios do clube.
A Conmebol também puniu o San Lorenzo, que enfrentou uma multa de 420 mil dólares por incidentes racistas cometidos por seus torcedores. O clube argentino, que é reincidente em casos de racismo, não conseguiu identificar os responsáveis, incluindo uma criança que imitou um macaco durante o jogo.
Leia mais