Em 1978, o Galo perdeu em Buenos Aires e venceu o River Plate em BH, em jogo amistoso após eliminação; agora, equipes voltam a se enfrentar em partida decisiva, porém com o alvinegro em vantagem
Atlético venceu o River por 3 a 0 na última terça-feira (22), pela semifinal da Libertadores, na Arena MRV (Pedro Souza/ Atlético)
Atlético e River Plate se reencontram na próxima terça-feira (29) para o jogo decisivo da semifinal da Copa Libertadores. O Galo, como venceu o primeiro jogo por 3 a 0, leva uma grande vantagem para a segunda partida, marcada para o Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.
Os times vão reviver um duelo que marcou a história de ambos os clubes em 1978. Naquela edição, o Galo fez parte de um triangular ao lado de River e Boca Juniors, que decidiria os finalistas do torneio. A campanha mineira foi comprometida com derrotas para os dois rivais argentinos. No Monumental de Núñez, o River venceu o Atlético por 1 a 0, e o Galo perdeu a chance de avançar após um revés por 3 a 1 para o Boca.
Com a eliminação precoce, o último jogo do Atlético contra o River no Mineirão, vencido por 1 a 0 com gol de Marinho, teve caráter amistoso. A partida, marcada pelo menor público do Galo na competição, com 8.826 pagantes, não alterou o cenário, e o Boca Juniors seguiu para a final, onde conquistou o título sobre o Deportivo Cali.
Os dois clubes ainda se encontraram em 1985, em um amistoso no Mineirão que comemorava os 20 anos do estádio, e novamente na Libertadores de 2021, com vitórias alvinegras que levaram o Atlético às semifinais. A goleada por 3 a 0 na Arena MRV, nesta semana, reforça o equilíbrio histórico do confronto, que promete ser eletrizante na busca por uma vaga na final de 2024.
Leia mais