(LEVI BIANCO/BRAZIL PHOTO PRESS/AE)
A busca do Atlético pela ponta da tabela ficou complicada. Na noite deste sábado (29), o Galo não conseguiu superar a Portuguesa, no Canindé, em São Paulo, e apenas empatou por 1 a 1. Com o resultado, o time alvinegro agora precisará contar com um tropeço do adversário direto pela ponta, o Fluminense, que enfrenta seu arquirival, Flamengo, neste domingo, às 16 horas, no Engenhão.
Na próxima rodada, o Atlético tentará retomar o caminho das vitórias, que não chega a quatro partidas. O Galo receberá o Figueirense no Independência, no próximo sábado (6), às 18h30, e conta com o apoio da torcida para seguir em busca da ponta da tabela. A Lusa, por sua vez, terá outra oportunidade para buscar um triunfo em casa. Desta vez, a Portuguesa encara o Sport, na quinta-feira.
Insosso
Perdido em campo, o Atlético seguiu a tônica dos últimos jogos nos 45 minutos iniciais contra a Portuguesa. Apesar de mostrar uma equipe evidentemente superior ao adversário, o Galo não conseguiu tomar às rédeas da partida. Bom para a Lusa, que apresentou na primeira etapa um volume de jogo dominante e, em alguns momentos, levou perigo ao gol defendido por Victor.
A principal ofensiva da Lusa ao gol atleticano ocorreu aos 37 minutos, quando Boquita arriscou de fora da área e obrigou o goleiro alvinegro a operar um “milagre”. Aos 44, a Portuguesa chegou a balançou a rede defendida pelo arqueiro do Galo com Bruno Mineiro, porém o árbitro já havia anotado um toque de mão do centroavante momentos antes da finalização certeira. O placar sem gols foi um alívio para o time de Cuca, que não seguiu para o vestiário sem mostrar um bom futebol.
Gol fatídico e mudança de postura
Os minutos iniciais da segunda etapa trouxeram pânico ao torcedor alvinegro. Impaciente, o Atlético não conseguia se encontrar ou mesmo retomar a posse de bola, quando essa estava sob domínio da Lusa. Os donos da casa, que nada tinham a ver com a confusão adversária, passaram a pressionar e levavam perigo à meta defendida por Victor. Aos três minutos, Bruno Mineiro esbarrou no arqueiro do Galo. Aos cinco, porém, a Portuguesa balançou o barbante. Após confusão na área, a bola sobrou para Léo Silva. Com gol aberto, o ex-cruzeirense furou na primeira, mas não perdoou na segunda tentativa. 1 a 0.
O duro golpe acordou o Galo. O que se viu em seguida foi uma equipe mais dinâmica, ainda que apresentasse erros na criação das jogadas. Acuada, a Lusa passou a explorar os contra-golpes, mas não conseguiu se defender por muito tempo. Aos 20 minutos, Ronaldinho Gaúcho cobrou sem força a falta marcada na intermediária adversária. A bola desviou na barreira e, em seguida, Lima “espirrou o taco”, deixando o esférico para Bernard, que soltou um petardo no ângulo, sem chances para o goleiro Dida. Belo gol do Atlético, que igualava o placar no Canindé. 1 a 1.
Bernard anotou o gol alvinegro após belo chute (Foto: RODRIGO COCA/FOTOARENA/AE)
O problema é que a tônica do jogo contra o Flamengo voltou a se repetir. A equipe recebeu uma ducha de água fia justamente quando conseguiu o empate e prometia ir em busca da virada. Aos 23, Leonardo Silva, que havia sido amarelado no gol da Portuguesa, por reclamação, foi punido pela segunda vez e acabou indo para o chuveiro mais cedo. Com um a menos, a vitória ficou distante, uma vez que a equipe precisava frear o ímpeto adversário. Ainda assim, o Atlético, não se escondeu da partida e se mostrou combativo até o final. Se o resultado final não foi o esperado, a mudança de atitude após o gol da Lusa deve ser levada em consideração para o decorrer da semana, uma vez que o time alvinegro precisa reagir o quanto antes para voltar à briga pela ponta.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 1 X 1 ATLÉTICO
PORTUGUESA: Dida, Luis Ricardo, Valdomiro, Lima, Ferdinando; Rogério, Léo Silva, Moisés, Boquita; Ananias e Bruno Mineiro. Técnico: Geninho
ATLÉTICO: Victor, Marcos Rocha (Luis Eduardo), Leonardo Silva, Rafael Marques, Júnior César; Pierre (Serginho), Fillipe Soutto, Danilinho, Ronaldinho; Bernard e Jô. Técnico: Cuca
Gols: Léo Silva (aos 7') e Bernard (20' do 2º tempo)
Motivo: jogo válido pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: 29 de setembro de 2012
Estádio: Canindé
Local: São Paulo
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha
Auxiliares: Evandro Gomes Ferreira e João Patrício de Araújo
Cartões amarelos: Ferdinando e Léo Silva (Portuguesa); Pierre e Serginho (Atlético)
Cartão vermelho: Leonardo Silva (Atlético)