(Pedro Souza/Atlético)
Após superar o América na última terça-feira (3), no Independência, pela Copa Libertadores, o Atlético busca mais um triunfo em cima do Coelho, no sábado (7), às 16h30, novamente no Horto, desta vez pelo Brasileirão. Uma vitória não apenas colocaria o Galo provisoriamente na liderança, como também faria o clube subir um degrau no ranking da Era dos Pontos Corridos da Série A.
Atualmente, o Alvinegro ocupa o sétimo lugar, com 1.064, um a menos que o Grêmio, sexto colocado na lista que considera todas as edições do torneio desde 2003. A partir daquele ano, foi adotado o formato de turno e returno, em que a equipe com maior número de pontos é aclamada campeã, e abolido o modelo com etapas eliminatórias.
Como disputa a Série B neste ano, o Tricolor Gaúcho continuará com 1.065 pontos, pelo menos, nesta temporada.
Atual campeão do Brasileiro, o Atlético chegou a 1.056 pontos ao fim da edição passada. No torneio deste ano, somou oito pontos até agora.
O líder da classificação da Era dos Pontos Corridos é o São Paulo, com 1.224 pontos, seguido por Flamengo (1.156), Santos (1.154), Corinthians (1.103) e Internacional (1.100).
Liderança
O Atlético ocupa o terceiro lugar da atual edição da Série A. Para encerrar a quinta rodada na liderança, precisa vencer o América e torcer por um empate entre Corinthians (nove pontos) e Bragantino (oito), que se enfrentam no estádio Nabi Abi Chedid neste domingo (8), às 18h.
Caso o time de Bragança supere o Timão, o saldo de gols definiria o líder ao término da jornada. Atualmente, o Massa Bruta tem cinco tentos de diferença, e o Galo, três.
Top 10 da Era dos Pontos Corridos do Brasileiro