(Flávio Tavares)
Caso Jô tenha resolvido seus “problemas particulares”, ele poderá sintonizar sua televisão nesta quarta-feira (6), às 21 horas, para acompanhar o Atlético contra a Chapecoense, fora de casa. O jogo em que o atacante não estará em campo é adiado da 10ª rodada do Brasileiro.
Mas para o Galo dar o salto mais positivo na tabela – do 11º para o 5º lugar –, precisa superar um drama: o baixo aproveitamento contra os times que não fazem parte da elite dos 12 maiores do país.
A equipe mineira fez apenas oito pontos em 18 disputados. Os adversários foram Goiás, Vitória, Criciúma, Bahia, Sport e Atlético-PR. Em quatro desses confrontos, o alvinegro era o mandante da partida e acabou deixando escapar cinco pontos no Independência e dois no Ipatingão.
Para se ter ideia da importância de se impor pela grandeza, o líder do Brasileirão, Cruzeiro, tem 100% de aproveitamento contra os pequenos. Inter é o segundo no quesito, com 17 pontos em 21 disputados. O Colorado está em terceiro lugar.
Já o Flamengo, q a última vítima da Chapecoense, tem apenas 20% de aproveitamento diante dos times menos tradicionais. Não por acaso amarga a última colocação do Brasileirão.
Com 44,4% de aproveitamento diante dos “pequenos”, enfrentar o time de Chapecó é um desafio perigoso para o Atlético. A equipe da Arena Condá, além do Flamengo, já surpreendeu o São Paulo com a vitória por 1 a 0 em pleno Morumbi.
Contudo, a motivação que vai embalar a performance da equipe alvinegra é chegar perto do G-4. Caso o Galo consiga o triunfo, ultrapassará seis equipes. Seria o salto mais positivo desde a primeira rodada.
Sem poder contar com Jô, o técnico Levir Culpi vai apostar na velocidade do ataque como trunfo para vencer em Chape-có. Ele deve entrar com Luan no meio de campo, ao lado de Maicosuel e Guilherme, adiantando Diego Tardelli.
“Fico feliz de ser a primeira opção do treinador (para substituir ausências no ataque). Meu objetivo é estar entre os 11 titulares. Somos uma família sempre em busca do mesmo objetivo”, disse Luan, que já havia substituído Jô diante do Furacão, no domingo passado.
Fernando
O volante Fernando voltou a negociar sua vinda para o Atlético. Insatisfeito no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, o ex-gremista não é aproveitado na equipe titular. Além do mais, a crise política no país do Leste Europeu é um agravante que motiva o meia voltar ao futebol brasileiro.
O empresário de Fernando, Jorge Machado, se encontrou nessa terça-feira (5) com o presidente Alexandre Kalil. A intenção do Galo é fechar um empréstimo, pelo menos, até o final deste ano.
Além do volante, Levir pode ganhar reforço na defesa. O zagueiro Tiago, de 24 anos, do Caxias do Sul, que disputa a Série C do Brasileiro, pode pintar na Cidade do Galo nesta semana.
Um indício da negociação é que o atacante Paulo Henrique, revelado pelo Atlético, foi repassado à equipe gaúcha.
FICHA TÉCNICA
CHAPECOENSE X ATLÉTICO
Local: Estádio Arena Condá, em Chapecó (SC)
Data: 06 de agosto de 2014, quarta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires (ambos de GO)
CHAPECOENSE: Danilo; Fabiano, Rafael Lima, Jailton e Neuton; Wanderson, Dedé, Abuda e Neném; Fabinho Alves e Bruno Rangel
Técnico: Celso Rodrigues
ATLÉTICO: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Emerson Conceição; Pierre, Leandro Donizete, Maicosuel e Guilherme; Tardelli e André (Luan)
Técnico: Levir Culpi