Atlético terá duplo desafio ante o Flamengo no Maracanã

Frederico Ribeiro - Hoje em Dia
20/08/2014 às 07:45.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:51
 (Bruno Cantini)

(Bruno Cantini)

Um desafio duplo espera o Atlético no Rio de Janeiro, às 22 horas desta quarta-feira (20), pelo Campeonato Brasileiro. Distante do G-4 em apenas duas colocações, o Galo encara o Flamengo querendo, finalmente, bater na porta da classificação à Libertadores. De quebra, o alvinegro, caso vença, pode deixar seu maior rival fora de Minas Gerais novamente em situação de risco, na zona de rebaixamento.

O Atlético empatou os dois últimos jogos longe de casa, contra Chapecoense e Figueirense. Por causa de vacilos no sistema defensivo aéreo, a equipe preto e branca deixou escapar quatro pontos necessários para chegar ao quarto lugar e, assim, ultrapassar São Paulo e Fluminense sem o benefício dos critérios de desempate.

Já o rubro-negro carioca deu um grande salto na tabela depois da última rodada. Saiu da zona da degola com uma vitória diante do Coritiba, como visitante. Porém, a distância para o Z-4 ainda é curta, de apenas dois pontos.

Obstáculos

Sete pontos e oito colocações separam o Atlético do Flamengo. Contudo, se faz uma campanha melhor do que o rival, o Galo terá pela frente alguns obstáculos a serem derrubados. O principal deles é vencer fora de casa, principalmente no Maracanã.

O outro problema a ser superado pela equipe de Levir Culpi é a alta rotatividade na zaga. Sem Leonardo Silva, suspenso, o alvinegro, que está na sétima colocação, terá Jemerson e Edcarlos para interromper a ascensão dos cariocas.

Os dois jogadores já fizeram dupla em três partidas em 2014, pelo Campeonato Mineiro, com Paulo Autuori no comando. Agora, precisam mostrar sintonia para que o Galo consiga o primeiro jogo sem levar gol após a Copa do Mundo.

Além da zaga reserva, Levir perdeu Marcos Rocha, que sofreu estiramento no músculo posterior da coxa esquerda. Alex Silva será o substituto.

Pedra no sapato

No “novo” Maracanã, o Atlético já fez três partidas, sem boas lembranças. Nenhuma vitória contra Botafogo (duas derrotas) e Fluminense (um empate).

Apesar de o estádio ter sido o palco do primeiro grande título do Galo (Brasileirão de 1971), o Maracanã é sinônimo de sofrimento para a Massa. Tendo o Flamengo como adversário, o retrospecto fica ainda pior. São apenas quatro vitórias em 26 jogos diante do maior time do Rio de Janeiro, com 21,8% de aproveitamento.

Contando os confrontos contra os nove grandes times (sem contar o rival Cruzeiro e o Vasco, na Série B), só o Beira-Rio causa mais calafrios: 21,5% de rendimento.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO-RJ X ATLÉTICO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 20 de agosto de 2014, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE)
Assistentes: Elan Vieira de Souza (PE) e Albino Albert Junior (PE)

FLAMENGO: Paulo Victor, Léo Moura, Wallace, Marcelo e João Paulo; Recife, Victor Cáceres, Canteros, Everton e Lucas Mugni (Arthur); Eduardo da Silva
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

ATLÉTICO: Victor; Alex Silva, Jemerson, Edcarlos e Pedro Botelho; Rafael Carioca, Josué, Dátolo e Maicosuel; Diego Tardelli e Jô
Técnico: Levir Culpi

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por