119 km/h

Chute de Hulk contra o Democrata-SL fica a 10 km/h de recorde registrado no Guinness Book

Alecsander Heinrick
@alecshms
09/02/2023 às 14:13.
Atualizado em 09/02/2023 às 14:13
Segundo falta atingiu 119 km/h (Pedro Souza/Atlético)

Segundo falta atingiu 119 km/h (Pedro Souza/Atlético)

Na vitória do Atlético por 3 a 0 contra o Democrata-SL, os dois gols de falta marcados por Hulk chamaram atenção, principalmente pela potência. O primeiro registrou quase 100 km/h, já o segundo foi além, alcançando quase 120 km/h, ficando perto do recorde mundial registrado no Guinness Book.

No primeiro gol do artilheiro, uma cobrança mais longe do gol, a bola chegou a 96 km/h. Já no segundo, na entrada da grande área, a bola atingiu 119 km/h, chamando muita atenção do Brasil e do mundo pela força e velocidade da bola.

A velocidade alcançada no segundo chute de Hulk ficam apenas 10 km/h atrás do arremate registrado no Guinness Book, o livro dos recordes mundiais. O detentor do chute mais potente é o espanhol Francisco Javier Galan, um jogador que nunca passou da terceira divisão nacional, mas que soltou uma pancada que alcançou a marca de 129 km/h em um desafio feito por um programa espanhol em 2001. Nesse mesmo programa, jogadores como Roberto Carlos e Cristiano Ronaldo foram desafiados, mas atingiram “apenas” 121 km/h e 117 km/h, respectivamente.

Francisco Javier Galan com a bola e o registro do recorde mundial (Divulgação)

Francisco Javier Galan com a bola e o registro do recorde mundial (Divulgação)

Longe do recorde não oficial

Mesmo que Hulk tivesse ultrapassado a marca registrada pelo Guinness Book, ele provavelmente não passaria a figurar no livro. Isso porque, para registrar um recorde, é preciso ter toda uma equipe do GB avaliando a tentativa, com aparelhos específicos para medirem.

Alguns exemplos estão em chutes históricos que aconteceram durante partidas pelo mundo que atingiram marcas muito superiores a atual e não foram registradas. Até hoje, a pancada mais potente da história do futebol pertence ao brasileiro Ronny, que em 2006, atuando pelo Sporting, de Portugal, bateu uma falta (parecida com a de Hulk), onde a bola atingiu 222 km/h. 

Antes do brasileiro, o maior registro era de 188 km/h, do holandês Ronald Koeman, hoje treinador da Holanda, que marcou o gol do título da primeira Champions League do Barcelona, em 1992, com um chute de falta, também parecido com a de Hulk.

Leia mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por