Apresentação no Galo

Cuca faz declaração sobre caso de estupro na Suíça: 'busco um mundo melhor'

Treinador aborda temas delicados e celebra nova fase do clube mineiro

Angel Drumond
esportes@hojeemdia.com.br
13/01/2025 às 13:00.
Atualizado em 13/01/2025 às 13:42
 (Foto: Pedro Souza / Atlético)

(Foto: Pedro Souza / Atlético)

O técnico Cuca iniciou a quarta passagem no Atlético com declarações fortes durante coletiva nesta segunda-feira (13). O treinador abordou a trajetória, incluindo o polêmico caso de estupro na Suíça nos anos 1980, e reforçou seu compromisso com a luta por um mundo mais justo às mulheres, citando exemplos da convivência com a esposa, filhas e neta. Além disso, elogiou o trabalho do time feminino do clube, as Vingadoras.

Cuca falou sobre a carta que foi apresentada em sua chegada ao Athletico-PR, em 2024, muito falada naquela ocasião como um pedido de perdão em que o treinador e antigos companheiros do Grêmio foram acusados.

"Demorei muito tempo para falar daquele tema, e hoje eu abro falando dele. Eu demorei a ver meus defeitos. Eu tentava falar do Cuca, e a sociedade queria saber da causa, do que eu como homem podia fazer. Tenho trabalhado incessantemente para ser uma pessoa melhor, entender o tema, não só pelo Cuca, pelas minhas filhas, minha mãe, mas pelo respeito que as mulheres merecem. Estou aliado a isso. Tenho participado de palestras, onde conseguimos reunir meninas e meninos e discutir o tema de peito aberto", declarou o treinador.

"Acho que esse tema é muito importante e busco um mundo melhor. A gente vive muito em um mundo machista. O futebol é muito machista. Vamos fazer coisas importantes também, pelo respeito as mulheres. Isso tá dentro de mim. Não sou de fazer propaganda do que eu fiz, faço de forma discreta e vou continuar fazendo, bandeira que eu empunhei e que vou continuar fazendo", complementou.

Em janeiro de 2024, a Justiça da Suíça anulou a sentença que havia condenado a 15 meses de prisão e multa por estupro o ex-jogador de futebol e atual técnico. Com a decisão, o Judiciário do país europeu ainda determinou que o ex-atleta recebesse uma indenização de 9,5 mil francos suíços, o equivalente a R$ 55,2 mil.

Além do fato citado por Cuca, Victor Bagy, diretor de futebol do clube, também destacou a relação de confiança com o treinador, relembrando a conquista da Libertadores em 2013, quando ele comandava o time e Victor era o goleiro titular. Segundo Bagy, a parceria com a nova patrocinadora, H2Bet, foi fundamental para viabilizar o retorno de Cuca, reforçando o compromisso do clube com investimentos estratégicos para o futuro.

O novo ciclo de Cuca promete intensas emoções dentro e fora de campo. Ao comentar a importância de diálogos que transcendam o futebol, o técnico sinalizou a intenção de usar sua plataforma para promover debates sociais, enquanto trabalha para repetir os sucessos das passagens anteriores no comando do Galo.

Leia mais

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por