QUEM COMANDA?

Cuca? Tite? Sampaoli? Atlético ainda não tem treinador definido para 2023

Alecsander Heinrick
@alecshmsahenrick@hojeemdia.com.br
Publicado em 21/09/2022 às 07:00.
Treinadores com história no Galo estão no radar para 2023 (Pedro Souza/Atletico - Lucas Figueiredo/CBF - Bruno Cantini/Atletico)

Treinadores com história no Galo estão no radar para 2023 (Pedro Souza/Atletico - Lucas Figueiredo/CBF - Bruno Cantini/Atletico)

Depois de um 2021 mágico, o 2022 do Atlético foi longe do esperado. Sem Cuca, que pediu para sair de forma surpreendente no fim de 2021, o Galo tentou recomeçar com o argentino Antonio Mohamed, mas não deu certo e o próprio Cuca foi acionado para tentar salvar o ano alvinegro, o que também não funcionou. Para 2023, o clube ainda não tem um treinador definido. Nomes conhecidos estão no radar, mas a incerteza causa desconfiança da torcida.

Cuca voltou ao Atlético com um contrato curto, apenas até o fim do Brasileirão. O treinador largou seu “ano sabático” para tentar salvar o ano atleticano, até então, sem sucesso, e é uma incógnita se ficará para 2023.

“O Atlético está perto de virar a SAF. Pode ser que nem me queiram para 2023 com os números ruins como estão. Os números são horríveis, de fato. Mas eu não vou ficar com esses números ruins aqui. Vou mexer o doce e fazer isso virar, podem me cobrar”, afirmou o treinador após a derrota para o Avaí, na última rodada.

O diretor de futebol atleticano, Rodrigo Caetano, afirmou que Cuca sempre foi unanimidade dentro do clube, e que o desejo era que ele nem tivesse saído. No entanto, disse que o campo será avaliado sobre a sequência dele. As partes já conversam sobre, mas longe ainda de uma definição. 

Quem também falou sobre a situação de Cuca foi um dos mecenas do clube e futuro presidente do Conselho Deliberativo, Ricardo Guimarães. Com o ano ruim, ele afirmou que o problema não são salários atrasados, já que sempre estiveram sempre em dia, muito menos uma divergência do grupo de jogadores com o treinador. O empresário confirmou que já há conversas e que gostariam que Cuca ficasse, mas é preciso melhorar os números em campo nesta temporada.

“Ano passado a gente não esperava que o Cuca ia sair, ele tinha contrato pra 2022, nos pegou de surpresa. Estamos pensando para 2023, ainda não definimos, mas estamos acompanhando o mercado. Gostaríamos muito que o Cuca ficasse, é um ótimo técnico, talvez o melhor da história do Atlético. Mas tem que ver, o próprio Cuca falou, ele precisa mudar essas situações. 33% (de aproveitamento) também é um desempenho muito baixo. Se ele não conseguir ter um desempenho melhor, ele próprio vai ter dificuldade de querer ficar. Então precisamos esperar. Não adianta se não estiver dando liga, querer insistir”.

Sem Cuca, alguns nomes podem entrar na mira do Atlético. Um deles é do ex-treinador do clube, o argentino Jorge Sampaoli, que está sem clube desde que deixou o Olympique de Marselha, da França. Ricardo Guimarães elogiou o treinador: "Sampaoli é um grande técnico. Fez um trabalho muito bom no Atlético. Na França fez um trabalho muito bom também. É um nome de alto nível”. Outro ex-treinador atleticano que pode entrar em pauta é do atual técnico da Seleção Brasileira, Tite. Ele deixará a Seleção após a Copa do Mundo. Apesar de considerá-lo um grande nome, o mecenas atleticano acha que não será possível convencê-lo, já que pretende tirar um ano sabático.

SAF pode mudar tudo

O Atlético pretende implementar a SAF no fim de 2022, no máximo no início de 2023. Com isso, a estrutura do clube pode mudar a depender do comprador. Algo que aconteceu no maior rival, Cruzeiro, quando Ronaldo Fenômeno comprou a SAF celeste e fez várias mudanças, inclusive trocando o técnico Vanderlei Luxemburgo por Paulo Pezzolano.

Leia mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por