Atlético

De contestado a absoluto: Everson pode completar 100 jogos pelo Galo contra o Athletic

Lucas Borges
@lucaslborges91
Publicado em 15/02/2022 às 14:47.
As boas atuações pelo Galo levaram o camisa 22 a ser convocado para a seleção brasileira em 2021 (Pedro Souza / Atlético)

As boas atuações pelo Galo levaram o camisa 22 a ser convocado para a seleção brasileira em 2021 (Pedro Souza / Atlético)

Titular absoluto do gol do Atlético, o goleiro Everson está perto de alcançar uma importante marca com a camisa alvinegra.

Se entrar em campo no duelo com o Athletic, nesta terça-feira (15), às 21h, no Mineirão, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro, o jogador vai completar sua 100ª partida pelo Galo.

O feito do camisa 22 pode ser destacado não apenas pela quantidade de jogos propriamente dita, já que o intenso calendário do futebol brasileiro faz com que em pouco mais de uma temporada um atleta que atue regularmente alcance uma grande quantidade de jogos rapidamente.

Na temporada 2021, por exemplo, Everson atuou em 79 duelos, o que o fez, segundo o CIES Football Observatory (Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte), o jogador que mais entrou em campo no ano passado.

Entretanto, até se consolidar na meta atleticana, liderando a defesa menos vazada do Campeonato Brasileiro do ano passado, o camisa 22 teve que superar um início conturbado.

Contratado em setembro de 2020, a pedido do então técnico Jorge Sampaoli, Everson foi criticado no início de sua passagem pelo Galo por parte da torcida, que queria ver Rafael entre os onze iniciais.

A instabilidade do sistema defensivo comando por Sampaoli também não favoreceu o goleiro, muitas vezes exposto em um esquema em que os adversários chegavam com facilidade ao gol alvinegro.

A consolidação veio em 2021, com chegada de Cuca, que o manteve como titular.

Além da confiança do treinador, a consistência da defesa a atleticana durante o ano fez com que o arqueiro também subisse de produção, e terminasse o ano celebrado pela torcida e com os títulos do Campeonato Mineiro, do Brasileirão e da Copa do Brasil.

“O tempo passa rápido demais. Parece que cheguei ontem e já vou completar 100 jogos por esse clube gigante. Estou muito feliz e orgulhoso por defender o Atlético e alcançar objetivos individuais e coletivos. Aqui, consegui ajudar o time a conquistar o Brasileiro após muito tempo. Também vencemos o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e fizemos uma excelente campanha na Libertadores. Nesta temporada, temos mais desafios e reforçamos nosso elenco, que já era ótimo. Tenho certeza de que iremos brigar por todos os títulos e dar mais alegrias à nossa apaixonada torcida”, disse o goleiro.

Números

Além dos títulos, os números referendam o bom desempenho de Everson com a camisa do Atlético.

Em 99 jogos, o goleiro sofreu 79 gols, média de 07,79 por partida. Outro dado de destaque é que confere os 49 jogos em que não foi vazado.

Em números absolutos, o camisa 22 soma 64 vitórias, 20 empates e 15 derrotas pelo Galo, o que gera um aproveitamento de 71,38%.

Na temporada atual, o jogador foi acionado em três oportunidades pelo Estadual e ainda não foi vazado.

Diante dessa história construída pelo Atlético, o goleiro faz questão de demonstrar gratidão pelo clube alvinegro.

“Perto de conseguir alcançar essa importante marca de 100 jogos, passa um filme pela cabeça e vejo tudo o que aconteceu nesse período. Antes de chegar aqui, joguei as quatro divisões do país e consegui realizar um dos meus maiores objetivos, que era o de ser campeão da Série A. Além disso, tive o meu maior sonho realizado, que foi a convocação para a Seleção Brasileira. Sou muito grato por todos os clubes que abriram as portas para mim e acreditam no meu potencial, desde o começo da minha história, mas o Atlético é especial e já tenho uma enorme identificação com o Galo”

Se não entrar em campo nesta terça, caso o técnico “Turco” Mohamed decida preservar alguns titulares, Everson certamente terá a oportunidade de completar sua 100ª partida pelo Alvinegro neste domingo, na Supercopa, diante do Flamengo, em Cuiabá, quando poderá levantar sua quarta taça desde que chegou à Belo Horizonte.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por