Discrição nas ruas do Marrocos é a regra para os visitantes

Émile Patrício - Hoje em Dia
11/12/2013 às 08:33.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:43
 (Marrocos)

(Marrocos)

As distâncias religiosas e culturais exercem fascínio sobre viajantes ocidentais que se aventuram no mundo muçulmano. Marrakesh, no Marrocos, é um desses lugares. E receberá uma multidão de brasileiros para acompanhar a maior missão da vida do Atlético, o Mundial de Clubes. Para evitar problemas, é bom estar atento a algumas diferenças de costumes.

Nas ruas, o mais comum é ver mulheres com o véu, e homens usando roupas típicas. Mas o país é aberto ao turismo. Não existe a obrigação de as visitantes cobrirem o cabelo e o rosto. O que não significa que se possa sair pela cidade de shorts curtos e decotes. O recomendado pela embaixada brasileira no Marrocos é que as torcedoras optem pela discrição.

Além disso, brasileiro é um povo carismático e gosta de demonstrar carinho. Porém, se estiver com namorada ou esposa, adote a cautela. Um simples andar de mãos dadas pode dar complicações com a polícia. Evite abraços e beijos nos lugares públicos. Isso vale também para o consumo de bebidas alcoólicas, que não é permitido nas ruas.

Andar acompanhado, principalmente à noite, afasta problemas. Não é comum ver mulheres fora de casa depois das 22 horas. É preciso ter cuidado também ao atravessar as ruas. Os carros não respeitam a faixa de pedestre e, mesmo na calçada, o turista pode se surpreender com motociclistas.

Idioma

A língua oficial em Marrakesh é o árabe, e a segunda mais falada é o francês. Em geral, o inglês é usado somente por funcionários dos melhores hotéis da cidade.

Mulheres com véus e policiais não gostam de ser fotografados. Além disso, tentar fazer imagem em lugares religiosos pode render uma boa dor de cabeça.

Nos mercados, a dica é pechinchar, pois os preços nunca são o dito originalmente. E não se assuste se, ao pegar táxi, outras pessoas lhe façam companhia e paguem a sua própria viagem. Os táxis são partilhados no país.

A blogueira Gabi Moniz visitou Marrocos e aconselha ter sempre lenços umedecidos, papel higiênico e álcool gel na mochila. Em sua página, ela conta que não há lavabos nos banheiros públicos, e um balde com água é utilizado para dar a descarga.

Outra dica é se certificar de que sucos sejam feitos com água engarrafada e evitar o consumo de gelo. Tome sempre água mineral lacrada. 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por