Galo espera fazer valer novamente força como mandante diante do Fortaleza neste sábado (25) (Pedro Souza / Atlético)
O Atlético recebe o Fortaleza neste sábado (25), às 21h, no Mineirão, pela 14ª rodada do Brasileirão. A equipe nordestina foi a única que conseguiu vencer o Galo em seus domínios na campanha do título alvinegro em 2021. Contudo, atualmente, os times chegam para a partida em momentos bem diferentes.
Os donos da casa vivem tranquilidade após fase tensa no meio do mês. O clube chegou a ficar quatro jogos sem vencer no Brasileiro, mas se recuperou com dois triunfos diante do Flamengo. O Galo ocupa a 4ª colocação na tabela com 21 pontos. Jogando no Mineirão, o Atlético defende uma sequência de quatro jogos sem perder.
Para a partida, o treinador atleticano vai ter muitos nomes indisponíveis. Mariano e Nacho Fernández estão fora cumprindo suspensão por três cartões amarelos. Keno, Jair, Zaracho e Dodô estão fora por lesão. Ainda há dúvidas se Hulk, destaque do time, vai para o jogo. O atacante revelou estar jogando com uma lesão no pé há duas semanas.
Já o Fortaleza vive momento delicado no Brasileirão.
O Tricolor do Pici é o 19º colocado no Brasileirão com apenas 10 pontos em 13 jogos realizados. A situação já gerou protestos da torcida contra a equipe, mesmo que o time tenha bons resultados na Copa do Brasil e na Copa Libertadores.
O técnico da equipe nordestina, Juan Pablo Vojvoda, não estará na beira do campo. O argentino cumpre suspensão por ter sido expulso no último jogo pelo Brasileirão - na vitória contra o América. São quatro desfalques certos para os visitantes: Zé Welison, Hércules, Matheus Jussa e Robson.
Uma vitória diante do Galo não tira o Leão da zona de rebaixamento, mas aproxima o clube desse feito. O time tenta melhorar seu retrospecto como visitante nesse Brasileirão: são cinco jogos com uma vitória e quatro derrotas.
Encontro em 2021
O jogo entre Atlético e Fortaleza, pelo Brasileirão do ano passado, abriu a campanha das equipes no torneio. O Galo, comandado por Cuca, vivia momento de oscilação na temporada, apesar do título mineiro conquistado pouco antes.
A equipe alvinegra abriu o placar com Hulk, de pênalti. Contudo, sofreu a virada com dois gols de Yago Pikachu, o último deles marcado aos 49 do segundo tempo. O resultado aumentou a instabilidade do alvinegro, mas não houve mudanças no comando técnico. Sob o controle de Cuca, o Atlético se recuperou no Brasileirão e, a partir dali, venceu 16 dos 17 jogos que fez em casa, confirmando o título que não vinha há 50 anos. A outra ‘não-vitória’ do Galo foi num empate diante da Chapecoense.
O Fortaleza também fez campanha histórica no último torneio. A equipe terminou na quarta colocação, sua melhor posição na história do Brasileirão e conquistou vaga direta na Libertadores.
A última temporada ainda viu confronto entre os clubes pela semifinal da Copa do Brasil. Na ocasião, o Galo passou com duas vitórias e rumou para o título do torneio mata-mata.