A vaga na Copa Libertadores do ano que vem o Atlético já tem. O título do Campeonato Brasileiro de 2013 é sonho praticamente impossível. Utilizando as partidas do Nacional como laboratório para o Mundial de Clubes, em dezembro, o primeiro desafio do técnico Cuca no jogo de domingo, contra o Flamengo, às 16h, no Independência, é mudar a postura dos jogadores que vêm recebendo cartões vermelhos, para que isso não ocorra na competição no Marrocos.
Nos últimos três jogos, em dois o Galo teve dois jogadores expulsos. A saída de Alecsandro e Marcos Rocha, contra o Atlético-PR, na última quarta-feira, contribuiu para a derrota de 1 a 0 diante dos paranaenses. Contra a Ponte Preta, na 27ª rodada, foi a vez de o zagueiro Jemerson e do volante Rosinei deixarem o campo mais cedo.
Com isso, Cuca se vê obrigado a modificar seu planejamento para uma partida, o que acaba prejudicando o time. Em uma competição longa como o Brasileirão até que a situação pode não ser tão decisiva assim, mas em disputadas curtas como o Mundial um descuido desse pode ser fatal.
Até mesmo o goleiro Victor, um dos mais tranquilos do grupo, já levou dois cartões vermelhos. No fim da partida diante do Internacional, na 15ª rodada, ele jogou a bola contra a torcida colorada e foi expulso. No empate em 1 a 1 com o Criciúma, na 25ª, cortou um ataque com a mão, fora da área, e também deixou o campo mais cedo.
Cuca pode até não concordar com os critérios dos árbitros e acionar a CBF, como garantiu que iria fazer, mas a verdade é que as expulsões prejudicam, e muito, o Atlético. Neste Brasileirão, nove alvinegros já levaram o cartão vermelho.
Desfalques
Para o clássico de domingo contra o Flamengo, o treinador do Galo está cheio de problemas, dois deles provocações pelas expulsões de Alecsandro e Marcos Rocha.
Além disso, ele não terá o lateral-esquerdo Júnior César, impedido de atuar por pertencer ao clube carioca, e os volantes Leandro Donizete e Josué, o meia Luan e o atacante Diego Tardelli, também suspensos.
Após a derrota para o Atlético-PR, os jogadores do Atlético desembarcaram em Belo Horizonte no início da tarde de ontem e foram liberados. A reapresentação será hoje à tarde, na Cidade do Galo, quando o treinador começará a quebrar a cabeça para montar a equipe.
As novidades no CT de Vespasiano serão as presenças do goleiro Victor e do atacante Jô, que estavam na Seleção Brasileira. Pierre e Leonardo Silva, que cumpriram suspensão contra o Atlético-PR, também voltam.