(Bruno Cantini/Atlético)
Juanito Cazares será apenas um espectador na estreia do Atlético na Libertadores, contra o Melgar, nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília). Inscrito provisoriamente na Conmebol, o equatoriano poderia atuar no confronto se fosse inscrito no BID da CBF até às 19h desta quarta. Entretanto, o nome de Cazares ainda demorará para aparecer no Boletim. A resolução do imbróglio, na "previsão realista" do próprio Atlético, demandará uma espera de sete a 15 dias.
Assim sendo, Cazares pode ser desfalque, inclusive, da segunda partida do time, justamente contra o Indepediente Del Valle, quarta-feira da semana que vem. Curiosamente, o clube que está presente na batalha do Galo para obter os documentos necessários os quais viabilizam a regularização do meia. O Del Valle é quem negociou Cazares ao Atlético.
O Galo já foi até os escritórios da Fifa na Suíça brigar pela transferência. O grande obstáculo se encontra na Argentina. A AFA precisa liberar o registro do atleta de 23 anos, que passou a temporada passada no Banfield, por empréstimo. Este documento, retido, se encaminhará para o Equador, que emite o Certificado de Transferência Internacional usado pela CBF para "dar baixa" na contratação de Cazares pelo Atlético.
O clube mineiro usará a Fifa justamente para que a AFA seja obrigada liberar o registro. Apesar de já ter derrubado barreiras burocráticas desta novela, o Atlético mantém os pés no chão e admite que a situação exigirá mais alguns dias de paciência.