Arana sofreu uma lesão no duelo entre Atlético e Bragantino, aos 48 minutos do segundo tempo. (Foto: Pedro Souza / Atlético)
O diretor médico do Atlético, Rodrigo Lasmar, explicou detalhadamente a lesão sofrida pelo lateral-esquerdo Guilherme Arana no duelo contra o Bragantino, nessa quarta-feira (7). O jogador foi diagnosticado com lesões graves no joelho esquerdo, e foram detectados problemas no ligamento cruzado posterior, no ligamento colateral medial, rompimento da raiz do menisco interno e medial, e lesão na cartilagem.
O médico frisou que foram lesões graves e complexas e não tão comuns de acontecer entre os atletas. "A lesão do ligamento cruzado posterior, principalmente quando se trata de uma associação com outras lesões, com uma lesão multilIgamentar como essa, é muito mais rara no futebol".
Os primeiros passos para a recuperação de Arana já estão em andamento. Rodrigo Lasmar explicou que, primeiramente, é preciso esperar o esfriamento do joelho, para que haja condições de movimentação e diminuição do inchaço e, depois, planejar uma intervenção cirúrgica.
Segundo o médico, esse procedimento deverá acontecer dentro de alguns dias ou semanas, dependendo da evolução que o atleta apresentar. "Os melhores resultados ciururgicos acontecem quando nós fazemos o procedimento já com o joelho numa condição melhor do que se apresenta agora", disse.
O tempo de recuperação do jogador ainda não pode ser traçado, justamente por se tratar de uma lesão "grave e complexa". Mas o médico já adiantou que não será rápida. "Vamos ter que ter muita paciência e calma. Acompanhar frequetenmente para que a gente tenha condição melhor de prever um tempo de recuperação".
Rodrigo também afirmou que toda a equipe médica e Guilherme Arana estão comprometidos com o tratamento para que a recuperação possa acontecer o quanto antes. No entanto, o lateral-esquerdo deverá desfalcar o Atlético neste fim de temporada.
Leia mais