Treinador chega com a missão de reerguer o clube na série A e buscar títulos nas Copas
Sampaoli volta ao Galo após passagem em 2020 que teve título do Mineiro e classificação à Libertadores (Pedro Souza / Atlético)
O Atlético acertou a volta do técnico Jorge Sampaoli nesta terça-feira (2) após Martín Anselmi recusar convite na reta final das negociações. Com vínculo até 2027, Sampaoli chega com a missão de reerguer o clube na série A e buscar títulos nas Copas. Na primeira passagem, em 2020, o comandante faturou o Mineiro e levou o Galo à fase de grupos da Libertadores com o terceiro lugar no Brasileirão do mesmo ano.
Ele deixou o clube em fevereiro de 2021, antes da estreia na competição continental após receber uma proposta do Olympique de Marseille, da França. Ao todo ele soma 45 jogos no comando alvinegro, com 25 vitórias, nove empates e 10 derrotas.
A expectativa é que o treinador esteja na Cidade do Galo nesta quarta-feira (3), data da reapresentação dos atletas, para iniciar os trabalhos com o grupo. Dos remanescentes da primeira passagem estão Everson, Alonso, Arana e Alan Franco.
Vale ressaltar que o nome de Sampaoli era o preferido pela Massa alvinegra desde a demissão de Cuca, porém, não era o “plano A” do clube. O primeiro a surgir com potencial substituto foi o português Carlos Carvalhal, que não aceitou a proposta.
Além dele, outros nomes foram especulados no caminho, como Zubeldía e Pedro Caixinha, antes de Martín Anselmi, que surgiu como novidade ao longo dos dias.
A primeira missão de Sampaoli será tentar vencer o Cruzeiro por 3 gols de diferença no dia 11 de setembro, quinta-feira da próxima semana, para avançar às semifinais da Copa do Brasil. Caso supere o rival por apenas dois, a decisão da vaga seguirá para as penalidades. Derrota por um tento ou empate, eliminará o alvinegro do torneio.
Três dias depois receberá o Santos, na Arena MRV, palco que dirigirá o Atlético pela primeira vez, em um confronto direto na parte debaixo da tabela da série A. Para ambos os confrontos, Sampaoli terá apenas oito dias de preparação.
Leia mais