Metade do caminho para o título já foi percorrido

Felipe Torres - Do Hoje em Dia
14/08/2012 às 07:16.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:26
 (Bruno Cantini/Divulgação)

(Bruno Cantini/Divulgação)

A euforia toma conta da massa. Desde a sétima rodada, o Atlético está de cara para o vento no Campeonato Brasileiro. A liderança se consolidou após a vitória sobre o Vasco (1 a 0), no último domingo, no Independência. O Galo chegou aos 38 pontos, abriu três de vantagem sobre o vice Fluminense, cravando o aproveitamento de 84,4%.

Muita coisa ainda vai acontecer na Série A, mas não há como deixar de pegar a calculadora e fazer algumas contas. Uma rápida análise e vem a constatação: o alvinegro já atingiu a metade do caminho rumo ao sonhado bi nacional.

O site “Probabilidades no Futebol”, do Departamento de Matemática da UFMG, estima que com 75 pontos, um time possui quase 70% de chances de erguer a taça.

Isso significa que restariam mais 37 – 12 placares positivos e um empate – para o Galo comemorar. E com um confronto a menos do que os principais concorrentes, pois o adiado duelo diante do Flamengo (14ª rodada) foi marcado para setembro.

Melhor em tudo

Assim, não é à toa que, neste momento, o Atlético leva 52,5% de chance de ser campeão, 33% a mais do que o Flu. E a boa campanha se traduz em números. Além de só ter perdido uma partida, diante do São Paulo (1 a 0), o Galo ostenta os melhores ataque, (27 gols, média de 1,8), e defesa (8 sofridos, 0,5).

A Copa Libertadores também fica bem perto. Os matemáticos acreditam que com 64 pontos a vaga está garantida.

De quebra, o Galo alcançaria os 41 pontos, maior marca que um clube – o Grêmio, em 2008 – conquistou no primeiro turno da Série A desde 2006, quando 20 equipes passaram a disputá-la.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por