Perto da estreia na Libertadores, Aguirre tem problemas para montar time ideal

Gláucio Castro - Hoje em Dia
05/02/2016 às 07:21.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:18
 (Bruno Cantini/Divulgação)

(Bruno Cantini/Divulgação)

Desde o início da pré-temporada, no dia 4 de janeiro, o técnico Diego Aguirre tenta escolher os 11 titulares de sua confiança. Mas pôde contar com a equipe ideal apenas no torneio amistoso Florida Cup. De lá para cá, problemas jurídicos, vendas de jogadores e lesões têm impedido o uruguaio de observar o grupo que ele tem em mãos em partidas oficiais. Isso a menos de duas semanas para a estreia na Libertadores, no dia 17 de fevereiro.

Neste domingo de Carnaval, às 17h, contra o Figueirense, é o zagueiro Leonardo Silva quem não poderá colocar o bloco na rua. Um exame apontou que o jogador sofreu uma entorse no pé direito. Por isso, ele está vetado para a partida, válida pela segunda rodada da Copa Sul-Minas-Rio.

Substituto para o setor, o recém-contratado Erazo ainda não teve o nome publicado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF. Aguirre, porém, escalou o equatoriano entre os titulares no treino dessa quinta (4), ao lado de Edcarlos, sacando assim Tiago, que havia iniciado as duas últimas partidas ao lado de Leonardo Silva na defesa central.

Departamento médico

Os problemas começaram no fim de janeiro, quando Aguirre perdeu três atletas por contusão, na véspera da partida contra o Flamengo, pela Sul-Minas-Rio. Os atacantes Luan e Thiago Ribeiro sofreram lesões musculares e ainda não atuaram em jogos oficiais. O “Maluquinho” deve ser relacionado para a partida deste domingo, enquanto Ribeiro segue de fora.

Mas foi Carlos quem sofreu o problema mais sério. No dia 25 de janeiro, ele deixou o gramado da Cidade do Galo carregado. Foi constatada ruptura de ligamentos, e o jogador precisou passar por uma cirurgia. Ainda não há previsão de volta aos gramados.

Transferências

Além das lesões, o time titular sofreu outras duas baixas: o zagueiro Jemerson foi negociado com o Monaco-FRA, e o meia Giovanni Augusto seguiu para o Corinthians. E Aguirre ainda pode perder a qualquer momento o atacante Lucas Pratto, alvo de investidas milionárias do futebol chinês.

A outra questão que vem atrapalhando os planos é a demora na regularização de Erazo e do meia Cazares. O defensor está vinculado ao Estoril-POR, e faltavam ainda algumas assinaturas para que ele tenha o nome publicado no BID e seja liberado para a estreia oficial.

O outro equatoriano é objeto de uma disputa entre o Banfield-ARG e o Independente Del Valle-EQU. Cazares foi revelado pelo clube equatoriano e estava emprestado ao time portenho, que alega ter o direito de compra do jogador.

“Preocupa (desfalques), mas não podemos lamentar. Seja por lesões ou por outras situações. São peças importantes, mas o Atlético tem um elenco forte. E todos estão preparados para situações como essas”, amenizou o goleiro Victor.

Autor de dois gols na temporada, capitão também fará falta no ataque atleticano

A contusão do zagueiro e capitão Leonardo Silva não trará problemas para o técnico Diego Aguirre apenas no setor defensivo da equipe alvinegra. Maiores “zagueiro-artilheiro” da história do clube mineiro, o camisa 3 também se transformou numa arma importante na área adversária.

Foi do capitão o único gol oficial do Atlético na atual temporada, na vitória por 1 a 0 sobre o Uberlândia, fora de casa, na rodada de abertura do Campeonato Mineiro. O zagueiro também havia balançado as redes na goleada por 3 a 0 sobre o Schalke 04-ALE, na abertura da Florida Cup.

No treino dessa quinta (4) na Cidade do Galo, Aguirre montou o time com: Victor; Marcos Rocha, Erazo, Edcarlos e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca e Dátolo; Luan, Hyuri e Lucas Pratto.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por