(IGOR COELHO/AGÊNCIA I7/ESTADÃO CONTEÚDO)
Priorizando a Libertadores, o técnico Paulo Autuori decidiu poupar os titulares do Galo, escalando os reservas para a partida desta quarta-feira (19), contra a URT, no Zama Maciel, em Patos de Minas. Pelo resultado do jogo, a escolha do treinador alvinegro se mostrou acertada. Mesmo sem o entrosamento ideal, o Atlético atropelou a URT com uma goleada por 5 a 0, reagindo na tabela do Mineiro.
O centroavante André abriu o placar completando assistência de Neto Berola. No fim da primeira etapa, o zagueiro estreante Edcarlos também deixou sua marca, e Michel fez 3 a 0 com um belo voleio, praticamente resolvendo a partida em 45 minutos. Na etapa final, Guilherme e novamente André completaram a goleada. Com o placar o Galo chega aos oito pontos, subindo na tabela do Mineiro e mantendo as chances de chegar às semifinais.
Na sequência do Campeonato Mineiro, o Atlético terá pela frente o clássico contra o América, marcado para domingo, no Independência. Já a URT só volta a campo no dia 01 de março, confronto contra a Caldense, em Poços de Caldas.
O jogo
A URT aproveitou bem a falta de entrosamento do Atlético, e começou a partida melhor que os visitantes. O gramado irregular também atrapalhou muito ao futebol do Galo, que teve dificuldades na troca de passes. Apesar do maior volume de jogo, a equipe de Patos de Minas não conseguiu abrir o placar, e começou a dar espaços para os atleticanos.
Aos poucos, o Atlético equilibrou as ações, mas
ainda apresentando muitos erros de passe. Com isso, a URT a se mostrou mais objetiva na partida, tentando explorar as laterais do campo, buscando principalmente o jogo aéreo com o avante Eraldo, que deu trabalho para os defensores do Galo.
Na primeira jogada em velocidade armada pelo time de Paulo Autuori, o Atlético chegou ao gol. Aos 26, Guilherme lançou Neto Berola, que ganhou dos zagueiros da URT e rolou com açúcar para André empurrar para as redes adversárias, abrindo os trabalhos na terra do milho. O gol deu tranquilidade ao Galo, que melhorou muito no jogo.
Caindo pelos lados do campo, Neto Berola foi bastante acionado no jogo, e conseguiu criar boas oportunidades de gol para os visitantes. Em desvantagem no marcador, o time de Patos de Minas começou a perseguir a igualdade, o que deixou a partida movimentada, com alternância de oportunidades, que foram mais bem aproveitadas pelo time da capital.
Já no fim do primeiro tempo, o Galo ampliou a contagem com o zagueiro estreante Edcarlos. Dátolo cobrou falta pelo lado direito e o defensor alvinegro antecipou a defesa da URT, desviando para as redes. Aos 46, ainda teve tempo para brilhar a estrela do lateral Michel, que da entrada da área mandou um voleio sem chances para o goleiro Giulliano, praticamente resolvendo o jogo.
Na volta para o segundo tempo, Guilherme não demorou em transformar o resultado em goleada em Patos de Minas. Leandro Donizete deu assistência para Guilherme, que mandou a canhota para gol para impedir qualquer reação da URT. Com os reservas querendo mostrar serviço para o técnico Paulo Autuori, o Atlético não diminuiu o ritmo e seguiu agredindo os donos da casa.
Aos 15, após uma ótima arrancada do lateral Alex, o jogador acabou forçando a expulsão de Erick, deixando o Galo com ampla vantagem no marcador e com um atleta a mais em campo na partida. A partir desde momento, o Atlético passou a controlar o jogo com tranquilidade, esperando a hora certa para tentar o quinto gol.
Com a URT já entregue e sem qualquer poder de reação, o jogo perdeu em intensidade, com o Atlético atuando com inteligência para evitar desgaste desnecessário. O treinador alvinegro ainda aproveitou para observar jovens promessas
como os atacantes Carlos e Marion. Aos 43, o avante André, que abriu o placar também fechou o marcador com quinto gol alvinegro.