Após muita polêmicas entre os clubes e a CBF, a Arena Pantanal foi definida como sede da partida (Governo do Mato Grosso/Divulgação)
Um dos principais clássicos interestaduais do país, Atlético e Flamengo se enfrentam no próximo domingo (20), às 16h (horário de Brasília), em Cuiabá pela Supercopa do Brasil.
A escolha pela capital do Mato Grosso, definida após longa polêmica entre os clubes e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), marcará o 11º primeiro encontro entre as equipes fora do eixo Belo Horizonte – Rio de Janeiro.
O último encontro entre os rivais que não foi disputado em BH ou na capital fluminense ocorreu em 2016. Na ocasião, o Fla venceu o Galo por 2 a 0, no dia 10 de julho, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Curiosamente, as únicas três vitórias do Rubro-Negro neste recorte ocorreram na capital federal.
Além do confronto citado em 2016, o time carioca venceu mais duas vezes no Mané, primeiro por 1 a 0, em amistoso em 1997. Seis anos depois, o triunfo foi por 3 a 0, pela 11ªrodada do Brasileirão.
Vantagem alvinegra
O retrospecto dos duelos disputados fora do Rio e Belo Horizonte é favorável ao Galo, que soma quatro vitórias, além de outros três empates terem sido registrados.
Destaque fica para a goleada alvinegra em Ipatinga, pelo Brasileiro de 2004. Na ocasião, então ameaçado de rebaixamento, o Galo venceu por 6 a 1, no Ipatingão, pela 41ª rodada da competição.
Os outros duelos fora desse eixo foram realizados em Colatina (Galo venceu por 1 a 0), Taguatinga (Galo venceu por 2 a 1), Volta Redonda (0 a 0) e Goiânia (0 a 0).
A capital goiana, inclusive, foi palco do duelo conhecido com a “Tragédia do Serra Dourada”.
No auge da rivalidade entre os times na década de 1980, o embate, disputado em 1981, terminou empatado em 0 a 0, em 1981, em um jogo marcado por cinco expulsões do lado do Galo. A partida foi encerrada ainda no primeiro tempo, com a vaga para o Flamengo na semifinal determinada pela Conmebol.