Torneio servirá como aperfeiçoamento da equipe que disputará a Copa São Paulo/2025
Brasileiro de Aspirantes 2024 (Lucas Figueiredo / CBF)
O Atlético participará do Brasileirão de Aspirantes deste ano tendo como time base os atletas do sub-20. De acordo com o clube, o torneio servirá como etapa de aperfeiçoamento visando à Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2025.
A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), permite a inscrição de atletas de até 23 anos. Com isso, o alvinegro completará a lista com jogadores desta idade e também do sub-17. A equipe será comandada pelo técnico do sub-20, Guilherme Dalla Déa, e sua comissão.
O Galo está no Grupo A da competição. A estreia será em casa no dia 25 ou 26 de setembro, contra o Vitória. As datas, horários e locais das partidas serão confirmados posteriormente. Além de Atlético e Vitória, o Grupo é formado por CRB-AL, Fortaleza, Sport, Botafogo, Fluminense e Vasco.
No Grupo B, estão Goiás, Vila Nova-GO, Cuiabá, Juventude, Criciúma, Red Bull Bragantino, Santos e Mirassol-SP. Os times terão sete jogos cada, na primeira fase. Os quatro primeiros colocados de cada grupo irão se enfrentar nas quartas de final, em turno único, no cruzamento olímpico (1º x 4º / 2º x 3º).
Todas as fases serão disputadas em turno único. No mata-mata, se houver empate no tempo normal, a disputa vai para os pênaltis. A final está prevista para o dia 24 de novembro.
A ordem dos confrontos do Galo:
Galo x Vitória
Vasco x Galo
Galo x Sport
Botafogo x Galo
Galo x CRB
Fortaleza x Galo
Galo x Fluminense
Calendário do Brasileirão de Aspirantes:
Fase de grupos: 25 de setembro a 4 de novembro
Quartas de final: 10 de outubro
Semifinal: 17 de novembro
Final: 24 de novembro
O torneio surgiu em 2017 com o objetivo de contribuir para a formação e transição de atletas ao escalão profissional. Porém, com a baixa adesão dos clubes a CBF optou por não realizá-lo na temporada passada. O Internacional foi o primeiro campeão, repetindo o feito em 2019. Em 2018, o São Paulo ficou com a taça. Em 2020 foi a vez do Ceará garantir o troféu, seguido por Grêmio (2021) e Cuiabá (2023).
Leia mais