Depois de correr o risco de ficar sem poder contratar jogadores entre julho e agosto deste ano, o Barcelona ainda não está totalmente livre de passar por sanções da Fifa. A entidade confirmou a data da nova audiência do clube para o próximo dia 19 de agosto.
O clube catalão é acusado de desrespeitar as normas da Fifa para a contratação de jogadores menores de idade. A prática é comum no Barcelona, que costuma trazer jovens com potencial para suas categorias de base, com menos de 15 anos. O caso mais famoso é o argentino Lionel Messi, que deixou seu país natal com 13 anos.
De acordo com as regras da entidade, é proibida a transferências de atletas com menos de 18 anos entre clubes de diferentes países. Para a Fifa, as exceções existem quando o responsável legal pelo jogador mude de país por motivos não ligados ao futebol, se o local da mudança não for superior a um raio de 50 km da casa do jovem, se a mudança for entre países da União Europeia e se o jogador tiver 16 anos ou mais.
Inicialmente, o Barça acabou punido em abril com a proibição de contratar atletas pelas próximas duas janelas de transferências e ainda foi multado. O clube, no entanto, conseguiu uma liminar que suspendia a decisão até que o recurso fosse julgado.
Preocupado com a chance de ser punido novamente, o clube tem agido intensamente em negociações nas últimas semanas. A equipe entende que o ciclo iniciado por Pep Guardiola em 2008 chegou ao fim e pretende renovar o elenco. Até o momento, foram contratados os goleiros Claudio Bravo, Marc-André Ter Stegen, o meia Alen Halilovic e o volante Ivan Rakitic. Deixaram o clube os goleiros Pinto e Victor Valdés, o zagueiro Puyol e o meia Fàbregas.