Com um gol do lateral-direito Railan, aos 26 minutos do segundo tempo, o Bahia venceu o Sport por 1 a 0, nesta quarta-feira (24), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 24.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe baiana chegou aos 26 pontos e deixou a zona de rebaixamento, agora na 15.ª colocação. Já o time pernambucano permaneceu com 35 e segue na zona intermediária da tabela de classificação.
O Sport foi melhor no primeiro tempo. Dominou a posse de bola e, trocando passes com paciência, tentava encontrar brechas na defesa do Bahia. Assim, criou três boas oportunidades, a melhor delas aos 25 minutos, com Ibson concluindo à esquerda do gol após uma bela troca de passes iniciada pelo próprio meia, no campo de defesa. Ao Bahia restava os contra-ataques, mas o time mandante não conseguia concluir as jogadas.
O Bahia, porém, voltou melhor no segundo tempo. Com o meia Emanuel Biancucchi no lugar do meia atacante Marcos Aurélio, o time ganhou densidade no meio de campo e passou a pressionar o Sport, que, sem jogadores de velocidade no ataque, não conseguia revidar as investidas da equipe baiana.
E foi na base da pressão que o Bahia conseguiu o seu gol, aos 26 minutos. O atacante Willian Barbio, que havia acabado de entrar no lugar do lateral-direito Diego Macedo - que estava improvisado como meia -, avançou pela esquerda e cruzou. A zaga do Sport não conseguiu cortar e a bola sobrou para o atacante Rafinha, que dividiu com o goleiro Magrão. No rebote, Railan, livre, empurrou para o gol.
Em vantagem no placar, o Bahia passou a administrar a vantagem, tentando manter a posse de bola. Nos últimos cinco minutos, o Sport ensaiou uma pressão, chegou a exigir uma boa defesa de Marcelo Lomba, após belo chute do volante Rithely, da intermediária, mas não conseguiu o empate.
Na próxima rodada, a 25.ª, o Sport recebe o líder Cruzeiro, no Recife, neste sábado, às 18h30. Já o Bahia enfrenta o Flamengo, novamente em Salvador, neste domingo, às 16 horas.
http://www.estadao.com.br