O prefeito de Barcelona, Xavier Trias, revelou nesta segunda-feira que pretende lançar a candidatura da cidade para receber os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, caso a também espanhola Madri não seja eleita a sede da Olimpíada de 2020.
Capital da Espanha, Madri concorre com Istambul (Turquia) e Tóquio (Japão) na eleição do Comitê Olímpico Internacional (COI) para definir a sede da Olimpíada de 2020, marcada para acontecer em setembro, em Buenos Aires (Argentina).
Xavier Trias revelou ter conversado com membros do COI durante a realização do Mundial de Esportes Aquáticos em Barcelona, nas duas últimas semanas. E, segundo ele, os dirigentes "não viram mal" a candidatura para os Jogos de 2022.
Barcelona já foi sede da Olimpíada, na edição de 1992, que entrou para a história como uma das mais bem-sucedidas. Agora, pensa em levar os Jogos Olímpicos de Inverno pela primeira vez para a Espanha - para isso, utilizaria os Pirineus, na fronteira com a França, como palco de algumas competições do evento.
A próxima edição dos Jogos de Inverno será em fevereiro do ano que vem, em Sochi, na Rússia. Depois, o evento volta a acontecer em 2018, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. E a eleição da sede para 2022 está prevista para ser em 2015.
http://www.estadao.com.br