Em má fase no Campeonato Alemão após um bom começo, o Bayer Leverkusen anunciou neste sábado a demissão do técnico Sami Hyypia. A direção do clube também definiu que o time será dirigido até o final da temporada por Sascha Lewandowski, que terá a missão de classificá-lo para a próxima Liga dos Campeões da Europa.
Em um comunicado oficial, o Bayer Leverkusen confirmou a saída de Hyypia "com efeito imediato", após a equipe perder, na última sexta-feira por 2 a 1 para o Hamburgo, ameaçado de rebaixamento no Campeonato Alemão. Seu sucessor será Lewandowski, que vinha trabalhando nas divisões de base do clube. O assistente técnico Jan-Moritz Lichte também foi demitido.
"Ele nos ajudou em uma situação crítica antes, quando trabalhava ao lado de Sami Hyypia após a demissão de Robin Dutt", disse o diretor esportivo do Leverkusen, Rudi Völler, sobre Lewandowski. "Nós estamos firmemente convencidos de que ele vai ter sucesso novamente".
Anteriormente, o Leverkusen empatou o com o lanterna Eintracht Braunschweig e agora está sob risco de perder o quarto lugar do Campeonato Alemão para Wolfsburg e Borussia Mönchengladbach, que podem ultrapassá-lo ainda neste sábado. "Esta decisão foi mais do que difícil, porque Sami fez um trabalho brilhante nos últimos dois anos", disse Völler.
O Leverkusen chegou a ocupar o segundo lugar do Campeonato Alemão, mas teve uma queda brusca após a pausa de inverno, tanto que venceu apenas três de 12 jogos neste ano. O time também foi facilmente superado pelo Paris Saint-Germain na Liga dos Campeões e caiu para o Kaiserslautern, da segunda divisão, na Copa da Alemanha.
A imprensa alemã afirma que Thomas Schaaf (ex-treinador do Werder Bremen) , Markus
Weinzierl (atualmente no Augsburg) , Armin Veh (Eintracht Frankfurt) e Jos Luhukay (Hertha) são possíveis candidatos a assumir o time na próxima temporada.
Hyypia é o sétimo treinador a perder o emprego no Campeonato Alemão nesta temporada, após as demissões de Bruno Labbadia e seu sucessor Thomas Schneider no Stuttgart, Thorsten Fink e seu sucessor Bert van Marwijk no Hamburgo, Michael Wiesinger no Nuremberg e Mirko Slomka no Hannover.
http://www.estadao.com.br