(CHRISTOF STACHE)
No jogo que marcou a entrega do troféu de campeão, o Bayern de Munique sofreu para se despedir do Campeonato Alemão com uma vitória. O gol de Claudio Pizarro saiu somente nos acréscimos para garantir o triunfo sobre o Stuttgart por 1 a 0, na Allianz Arena, em Munique.
A partida também marcou a estreia do novo uniforme do Bayern, que é semelhante ao do Barcelona, ex-time do técnico Josep Guardiola. O triunfo e a entrega do troféu e das medalhas, diante da torcida, serviu de consolo ao time, eliminado recentemente na semifinal da Liga dos Campeões, grande objetivo do Bayern para a temporada. Os alemães celebraram neste sábado o bicampeonato e o 24º título do campeonato nacional.
O lado negativo do dia foi a lesão sofrida por Bastian Schweinsteiger ainda no primeiro tempo. Ele deixou o gramado aos 37 minutos após sentir dores no joelho esquerdo e virou motivo de preocupação para a final da Copa da Alemanha e também para a seleção da Alemanha, a 33 dias do início da Copa do Mundo.
Na rodada final do Alemão, o Bayern contou com Dante e Rafinha entre os titulares e evitou poupar seus principais jogadores. Mesmo assim, esteve longe de brilhar e só conseguiu balançar as redes aos 47 minutos do segundo tempo, em finalização de Pizarro da entrada da área.
O gol fez o Bayern encerrar sua grande campanha na competição com 90 pontos, garantido na próxima edição da Liga dos Campeões. No torneio europeu, o time terá a companhia do Borussia Dortmund (71 pontos), e do Schalke (64).
O time de Dortmund fechou sua campanha com goleada de 4 a 0 sobre o Hertha Berlin, fora de casa, com gols de Robert Lewandowski, duas vezes, Jojic e Mkhitaryan. Com estes dois tentos, Lewandowski garantiu a artilharia do Alemão, com 20 gols, à frente de Mario Mandzukic, do Bayern, com 18.
O Schalke, por sua vez, bateu o Nuremberg por 4 a 1, em casa, com gols de Matip, Neustaedter, Draxler e Obasi. A quarta colocação da tabela ficou com o Bayer Leverkusen. Com 61 pontos, a equipe vai disputar a fase preliminar da Liga dos Campeões, após vencer o Werder Bremen por 2 a 1 neste sábado.
Wolfsburg (60 pontos), Borussia Moenchengladbach (55) e Mainz (53) vão disputar a Liga Europa. Neste sábado, o Wolfsburg derrotou o Moenchengladbach por 3 a 1, enquanto o Mainz bateu o Hamburgo por 3 a 2.
Apesar da derrota, o tradicional time alemão escapou da queda direta para a segunda divisão. Com 27 pontos, ficou na 16ª colocação, que dá uma segunda chance aos times. Para evitar o rebaixamento, o Hamburgo agora terá que superar um time da segunda divisão em confronto de ida e volta.
Já o Nuremberg (26) e o Eintracht Braunschweig (25) estão rebaixados. O primeiro caiu diante do Schalke, enquanto o Braunschweig perdeu do Hoffenheim por 3 a 1. O brasileiro Roberto Firmino, ex-Figueirense, marcou um dos gols da partida. Entre os outros resultados da última rodada estão: Augsburg 2 x 1 Eintracht Frankfurt e Hannover 3 x 2 Freiburg.