Ex-atacante do Liverpool e do Manchester City, Craig Bellamy anunciou nesta terça-feira que, daqui a uma semana, fará seu último jogo pela seleção de País de Gales. Um dos maiores jogadores da história da sua nação, ele decidiu que, aos 34 anos, não tem mais o que oferecer ao time agora liderado por Gareth Bale, estrela do Real Madrid.
"Jogadores vêm e vão e minha carreira definitivamente veio e foi", disse o jogador que hoje defende o Cardiff City, time galês que disputa o Campeonato Inglês. "Eu tenho que fazer o que é o melhor para a seleção e esse grupo de jogadores é o futuro. Nas próximas eliminatórias (para a Euro), daqui a dois anos, eu não estarei lá."
Bellamy, que jogou por Gales em 76 partidas e marcou 19 gols durante uma carreira de 15 anos defendendo seu país, ainda fará mais duas partidas pela seleção, contra Macedônia (sexta) e Bélgica (terça). A equipe já não tem mais chances de se classificar para a Copa do Mundo no Brasil e apenas cumpre tabela.
Como só a partida contra a Macedônia será em casa, Bellamy deverá ser homenageado pelos galeses no Cardiff City Stadium, onde joga sua equipe. Ele já descartou dar mais um passo na sua carreira pela seleção e se despedir no amistoso contra a Finlândia, em novembro, no mesmo estádio. Se levar o terceiro amarelo na sexta, sequer entra em campo em Bruxelas.
Bellamy estreou pela seleção galesa em 1998, quando ainda tinha 18 anos. Num time que está longe de ser dos melhores do continente, fez sua melhor partida numa vitória por 2 a 1 sobre a Itália nas Eliminatórias da Eurocopa 2004. Por clubes, jogou no Norwich City, Coventry City , Newcastle, Celtic (Escócia), Blackburn Rovers, Liverpool, West Ham Manchester City e finalmente Cardiff City, clube pelo qual ele deve se aposentar já ao fim desta temporada.
http://www.estadao.com.br