A Uefa anunciou nesta segunda-feira a abertura de inquéritos contra o Steaua Bucareste, da Romênia, e o Besiktas, da Turquia, por suposto envolvimento em casos de manipulação de resultados. Ambos os clubes serão julgados no próximo dia 21, na sede da entidade europeia, em Nyon, na Suíça. O resultado será anunciado na última semana do mês.
De acordo com a Uefa, há a suspeita de que o Besiktas tenha manipulado o resultado da decisão da Copa da Turquia de 2011. Na ocasião, a equipe empatou por 2 a 2 com o Istambul BB no tempo normal e conquistou a competição nos pênaltis. Sobre o Steaua, a entidade não informou maiores detalhes sobre a suspeita.
Outro caso que será julgado nos próximos dias pode condenar o Fenerbahçe. O clube turco chegou a ser excluído das competições europeias no início da temporada 2011/2012 por envolvimento em manipulação de resultados, e voltará ao banco dos réus no dia 22. Segundo a Uefa, novas evidências foram enviadas ao Comitê Disciplinar, o que poderá resultar em uma nova punição ao clube.
http://www.estadao.com.br