(Fabrice Coffrini)
Nesta segunda-feira (12), o presidente da Fifa, Joseph Blatter, criticou o Barcelona pelo envolvimento em escândalos de aliciamento de jovens. Segundo o mandatário da entidade máxima do futebol, o clube deve ser um exemplo, mas ainda assim ele pretende reatar as relações com a equipe catalã.
“Quero conversar com dirigentes do Barcelona para chegarmos a uma solução sobre esse assunto. Um grande clube como esse deve servir de exemplo para o mundo. No futebol, é importante que as decisões da Fifa sejam respeitadas, porque o esporte ensina que é necessário saber ganhar e perder”, afirmou o suíço em entrevista ao canal espanhol TVE.
Na última quarta-feira, o presidente do Barcelona, Josep María Bartomeu, anunciou o rompimento das relações institucionais com a Fifa pela sanção imposta pela entidade por irregularidades nas contratações de atletas menores de idade. O clube recorreu ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), que ficou do lado da Fifa e manteve a punição.
Bartomeu será ausência na premiação da Bola de Ouro, em Zurique, na Suíça. Assim, o Barcelona será representado por Albert Soler, diretor de relações institucionais, e por Messi e Iniesta, que concorrem a prêmios.