Bola da Copa das Confederações ganha nome de Cafusa

Agencia Estado
01/12/2012 às 13:20.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:58

Ao lançar uma bola exclusiva para a Copa das Confederações de 2013, a Adidas pretende obter um sucesso parecido, claro que nas devidas proporções, ao atingido pela Jabulani, bola da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, que vendeu 13 milhões de unidades. A empresa espera que a "Cafusa", nome que usa as iniciais de carnaval, futebol e samba, faça também grande sucesso e aposta nas cores vivas para chegar aos fãs.

Coube ao ex-jogador Cafu apresentar a novidade neste sábado, durante o sorteio dos grupos da Copa das Confederações, no Anhembi, em São Paulo. Capitão da seleção brasileira na conquista do pentacampeonato em 2002, ele fez uma brincadeira com o nome escolhido e elogiou a bola. "Ela é 100% brasileira, ficou linda. Tenho certeza de que dará um show de gols", disse.

A bola possui a mesma tecnologia da Tango 12, que foi usada na Eurocopa deste ano, e fará sua estreia no Mundial de Clubes da Fifa, agora em dezembro, no Japão, no qual o Corinthians é o representante brasileiro. A "Cafusa" é composta por 32 gomos ligados entre si por união térmica. A bola é branca com elementos em tons de verde, amarelo e preto. Traz ainda o desenho do Cruzeiro do Sul, que está simbolizado na bandeira do Brasil.

Em 2009, a Adidas já havia desenvolvido uma bola específica para a Copa das Confederações na África do Sul. A "Kopanya" trazia elementos tradicionais e modernos e também tinha cores vibrantes, mas com muitos detalhes em preto. A bola da edição de 2013 do torneio ficou mais branca e também manteve a tradição de simbolizar o país-sede.

Para a Copa das Confederações no Brasil, a Fifa já definiu que utilizará a tecnologia para verificar se a bola ultrapassou a linha do gol. A entidade ainda não decidiu se utilizará uma bola com chip ou se os detectores ficarão nas traves. De qualquer maneira, para a Adidas, a solução escolhida é indiferente.
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