As semifinais da Copa do Brasil começam hoje e reservam um clássico que promete parar o Rio de Janeiro até a semana que vem. Quando o relógio marcar 21h45, Botafogo e Flamengo iniciam no Engenhão a briga por uma vaga na grande decisão da competição nacional. Para o time da Estrela Solitária, inclusive, o duelo significa a revanche das quartas de final de 2013, quando acabou eliminado pelo rival rubro-negro.
Desde 1989, ano da primeira edição do torneio, doze clássicos estaduais entre os principais clubes do país agitaram as diferentes fases, sendo o Flamengo protagonista de três deles. Desta vez, enquanto estreia treinador, o colombiano Reinaldo Rueda, o clube da Gávea terá pela frente um adversário empolgado pela campanha na temporada.
Além dos embates entre rivais, a Copa do Brasil protagonizou também vários encontros regionais. Atlético x Caldense, em 2003, e Cruzeiro x Ipatinga, em 2005, são dois exemplos. Cabe lembrar que em 2014, Galo e Raposa fizeram a final, sendo que o alvinegro deu a inédita volta olímpica.
Caneco cobiçado
Tricampeão da competição (1990, 2006 e 2013), o Flamengo poderá igualar o time celeste caso fique com a taça nesta temporada. Outro semifinalista, em disputa com o Grêmio, o Cruzeiro tenta chegar aos mesmos cinco títulos do adversário gaúcho.
O Botafogo, por sua vez, vai em busca de presentear seus torcedores com este que é um título que falta na galeria de troféus de Coronel Severiano.
Visitante do primeiro duelo, o Urubu adquiriu quase 4 mil ingressos para comercializar entre seus torcedores. Com capacidade para pouco mais de 45 mil pessoas, o Engenhão estará abarrotado de alvinegros nesta noite.
O jogo de volta, marcado para a próxima quarta (23), no Maracanã, contará com maioria absoluta de rubro-negros.
Para chegar à semifinal, o Flamengo desbancou Atlético-GO e Santos nas fases anteriores. Já o Botafogo deixou para trás Sport e Atlético.