O Brasil foi soberano no Campeonato Sul-Americano de Judô, realizado neste domingo em Buenos Aires, um dia depois do fim da etapa argentina da Copa Continental. Os brasileiros venceram todas as categorias no masculino, mas só ganharam um ouro entre as mulheres. A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) não levou os principais nomes da seleção para a Argentina.
Diferente do que havia explicado a CBJ no sábado, quando afirmou que só poderia inscrever um atleta por categoria, 10 homens e nove mulheres disputaram medalha em 14 categorias (sete em cada gênero). No total foram 17 medalhas para o Brasil.
Foram campeões: Eric Takabatake (60kg), Charles Chibana (66kg) , Alex Pombo (73kg), Felipe Costa (81kg), Eduardo Santos (90kg), Luciano Corrêa (100kg) e Walter Santos (+100kg) no masculino. Entre as mulheres, o único ouro ficou com Rochele Nunes (+78kg).
Andressa Fernandes (52kg), Mariana Barros (63kg), Talita Morais (78kg) e Eduardo Bettoni (90kg) foram prata. Bronze para Nathália Brígida (48kg), Raquel Silva (52kg), Katherine Campos (63kg), Nádia Merli (70kg) e João Pedro Macedo (73kg). Apenas Juliene Aryecha (57kg) e Daniel Santos (66kg) não chegaram ao pódio.
http://www.estadao.com.br