(Antonio Scorza)
A Seleção Brasileira defende nesta quinta-feira (8), diante do Chile, no Estádio Nacional, em Santiago, a partir das 20h30, a marca de nunca ter perdido uma partida de estreia em Eliminatórias para a Copa do Mundo.
Nas 11 participações anteriores do Brasil, que sempre estreou como visitante, o que se repete agora, foram seis vitórias e cinco empates, com apenas dois gols sofridos e 14 marcados.
O principal rival brasileiro no início da caminhada rumo à Copa do Mundo é a Colômbia, adversária da Seleção em cinco oportunidades, inclusive nas três últimas, já que a tabela das Eliminatérias Sul-Americanas foi repetida nas edições de 2002, 2006 e 2010.
O Chile, adversário desta quinta-feira (8), foi o primeiro rival brasileiro nas Eliminatórias. Os dois países brigaram, num grupo que contava ainda com o Paraguai, por uma vaga na Copa do Mundo de 1954, que foi disputada na Suíça.
A partida disputada em 28 de fevereiro de 1954, no Estádio Nacional, o mesmo que sedia o confronto desta quinta-feira (8), marcou a estreia da camisa amarela da Seleção Brasileira, que após o fracasso na Copa de 1950, diante do Uruguai, abandonou o branco. Um concurso foi feito numa parceria da CBD com o jornal carioca “Correio da Manhã”.
O placar que mais se repetiu nas partidas de estreia do Brasil em Eliminatórias é o 0 a 0. A única goleada foram os 4 a 0 sobre a Venezuela, em 30 de julho de 1989, em Caracas.