Seleção empatou em 0 a 0 contra a Costa Rica na estreia da competição
Para enfrentar o Paraguai, Dorival não deve promover alterações no time que empatou com a Costa Rica (Rafael Ribeiro/CBF)
O Brasil enfrenta o Paraguai nesta sexta-feira (28), às 22h, em partida do Grupo D da Copa América em Las Vegas, nos Estados Unidos. Após o empate sem gols contra a Costa Rica na estreia do torneio, a Seleção precisa de uma vitória para encaminhar classificação para o mata-mata.
Contra os paraguaios, o Brasil depende de um bom resultado para não se distanciar ainda mais de uma vaga nas quartas de final. Isso porque, a Colômbia venceu o Paraguai por 3 a 1 e se isolou na liderança com três pontos. A Seleção, por sua vez, está com um, empatada com a Costa Rica.
Em caso de derrota para o Paraguai, a equipe treinada por Dorival Júnior precisará vencer a Colômbia, adversário mais forte da chave, na próxima terça-feira (2), para se classificar. Além disso, precisará torcer por um empate entre Paraguai e Costa Rica na última rodada.
Se vencer os paraguaios, a situação fica um pouco menos complicada. Bastaria um empate na última rodada e uma derrota da Costa Rica para ficar com uma vaga. Outro cenário é o de vitória contra a Colômbia, que também pode tranquilizar a classificação brasileira.
Contra os costarriquenhos, o Brasil dominou a posse de bola, mas não conseguiu superar a linha de cinco defensores da equipe treinada por Luis Fernando Suárez. O Paraguai, que perdeu para a líder Colômbia por 3 a 1, deve utilizar um sistema semelhante, e por isso, a Seleção precisará se encontrar ofensivamente.
O técnico Dorival Júnior não negou que o resultado contra a Costa Rica foi ruim, mas deixou claro que a Seleção está passando por um “momento de mudança” e que tudo que vem acontecendo faz parte de um “processo natural”.
"É um momento de mudança, de transição, não se faz uma equipe de um dia para o outro, ainda que tenhamos aqui jogadores que já tenham tido uma experiência dentro da Seleção. Nós temos grandes jogadores nesse grupo, que têm que ter um tempo para encontrar uma maturação e, acima de tudo, um equilíbrio dentro da carreira que já se mostra brilhante para muitos deles. É um processo natural que vem acontecendo", disse.
Em entrevista coletiva, Dorival indicou que não deve fazer alterações no time que iniciou o jogo contra a Costa Rica. Assim, um provável Brasil conta com Alisson; Danilo, Marquinhos, Éder Militão e Guilherme Arana; João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Raphinha, Vini Jr. e Rodrygo.
*Estagiário sob supervisão de Angel Drumond
Leia mais