Bruno Senna estreia no Mundial de Endurance neste final de semana

Gazeta Press
11/04/2013 às 12:27.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:44

Após três anos na Fórmula 1, Bruno Senna começa mais um desafio em sua carreira neste final de semana. A bordo do modelo Vantage GTE, da Aston Martin, o brasileiro estreia no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA, nas 6 Horas de Silverstone, na Inglaterra. A disputa é a primeira das oito provas de resistências que estão no calendário da segunda temporada da categoria.

O brasileiro chega para a competição com a experiência de ter disputado a prova de 12 Horas de Sebring, na abertura da American Le Mans Series, em março. Tendo como base a corrida, Senna ressalta as dificuldades esperadas para este final de semana. "Será pauleira o tempo inteiro, porque os carros são muito confiáveis. Em Sebring, apenas três tiveram algum problema mecânico apesar da longa duração da prova".

Dois treinos livres, com 90 minutos de duração cada, estão marcados para esta sexta-feira (12). O primeiro está previsto para começar às 8h25, enquanto o segundo tem início a partir das 12h25 (horário de Brasília). Na competição, que tem quatro categorias correndo juntas, Bruno terá como companheiros o inglês Darren Turner e o alemão Stefan Mucke. Na modalidade LMP2, o Brasil será representado por Antonio Pizzonia, que correrá pela equipe Delta ADR no carro Oreca 03 Nissan, tendo como parceiros ingleses Tor Graves e James Walker, e o paulista Fernando Rees, que dividirá o cockpit no Corvette C6-ZR1 da Larbre na GTE Am com os franceses Patrick Bornhauser e Julien Canal.

Com a experiência da primeira prova disputada no ano, o brasileiro da Aston Martin pôde observar os carros que tiveram bons desempenhos e destacá-los como principais concorrentes nas próximas disputas.

"Tem tudo para ser um ano extremamente disputado entre os carros da GTE. Em Sebring, as Ferrari demonstraram uma grande consistência e um consumo de combustível menor, o que ajuda muito em corridas deste tipo. A Porsche usou uma versão antiga, mas vai ter o carro novo aqui que certamente será rápido como são tradicionalmente os modelos da marca", avaliou Bruno.

Na competição dos Estados Unidos, o piloto teve sua performance atrapalhada devido a um acidente que ocorreu na fase inicial. Mesmo com o pouco tempo para avaliar o carro, Senna fez questão de elogiá-lo, mas pregou cautela para o final de semana. "O Vantage é um carro fácil de colocar no limite e tem um ritmo de corrida muito bom. Mas ainda vamos ter de esperar pelos treinos para ver como ele se adaptará aqui em Silverstone por causa do grande número de curvas de alta. É um traçado bastante diferente de Sebring, cheio de curvas de baixa, principalmente em relação à pressão aerodinâmica", concluiu.

Confira a programação das 6 Horas de Silverstone

Sexta-feira
8h25-9h55 - Treino livre 1
12h25-13h55 - Treino livre 2

Sábado
5 horas-6 horas - Treino livre 3
08h10-08h30 - Treino classificatório GTE Pro/GTE Am

Domingo
8 horas - Largada

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por