(Gilvan de Souza)
Os grandes clubes mineiros podem ter boas notícias nos próximos dias em relação ao cobiçado patrocínio da Caixa Econômica Federal. Em reunião do colegiado administrativo, ficou decidido que o banco vai continuar patrocinando clubes do futebol brasileiro na temporada 2015. Era a notícia que principalmente América e Cruzeiro esperavam para continuar sonhando com o investimento – os dois clubes ainda estão sem o patrocinador master no uniforme. “Estamos muito perto de fechar, e acho que logo depois do Carnaval devemos ter o acordo. Os valores são bem superiores aos que a gente recebia no ano passado”, comemorou o diretor de marketing do Cruzeiro, Robson Píres. Agora, a cúpula da Caixa trabalha para definir quais contratos serão mantidos e os novos vínculos para 2015. No ano passado, o banco havia destinado R$ 236,5 milhões em patrocínios esportivos – R$ 105,9 milhões para o futebol. Para este ano, não está confirmado se o valor será igual, maior ou menor que em 2014. A reportagem do Hoje em Dia tentou ouvir algum integrante da direção do banco, mas foi informada que eles só darão entrevistas após a conclusão do plano de ação, que deve acontecer nesta semana ou logo após o Carnaval. Atualmente, 14 clubes nacionais estampam a marca da Caixa Econômica Federal em seus uniformes. Corinthians e Flamengo são os donos das maiores cotas: R$ 30 milhões para os cofres do Timão e R$ 25 milhões para os rubro-negros anualmente. No fim de 2014, Cruzeiro e Atlético receberam o comunicado de que não teriam os contratos renovados com o banco BMG, cuja parceria representava R$ 15 milhões para cada um. Logo em seguida, o alvinegro anunciou a MRV como sua patrocinadora master para os próximos dois anos. Mas uma cláusula no contrato permite a substituição da marca no uniforme caso haja uma oferta maior – os valores pagos pela construtora não foram divulgados, mas giram em torno de R$ 23 milhões. O presidente do clube, Daniel Nepomuceno, não foi encontrado para comentar a negociação com a Caixa. Já o Coelho estampa no peito a marca do Supermercado BH, que seria reposicionado em caso de acerto com a Caixa. “Nesta semana, teremos uma definição clara se eles vão ou não patrocinar outros clubes, em especial o América”, disse Euler de Almeida de Araújo, membro do Conselho Gestor do clube alviverde.