A Federação Turca de Futebol revelou nesta terça-feira que o amistoso de sua seleção diante do Usbequistão, marcado para o próximo dia 14, foi cancelado. O motivo foi o "calor extremo" que vem fazendo na cidade usbeque de Tashkent, onde aconteceria o confronto.
A temperatura no Usbequistão esteve na casa de 38ºC nesta terça-feira e a expectativa é que a mínima da semana que vem seja de 30ºC. De acordo com a entidade turca, essas condições eram "inesperadas" e a federação usbeque "não conseguiu oferecer os requisitos" para a realização da partida.
Com o cancelamento do confronto, os turcos agiram rapidamente e já agendaram outro amistoso para o dia 14. A seleção do país enfrentará Gana no Estádio Olímpico, em Istambul.
A questão do calor em jogos de futebol tem sido amplamente discutida desde a escolha do Catar como sede para a Copa do Mundo de 2022. O país asiático é conhecido por suas altas temperaturas, o que poderia colocar em risco a saúde dos jogadores.
Para minimizar os efeitos do calor, que chega à casa de 50ºC no Catar, chegou a ser sugerido que a competição, que acontece tradicionalmente no meio do ano, fosse reagendada para o inverno local, mas ainda não houve uma definição.
http://www.estadao.com.br