Depois de percorrer 150 mil quilômetros, passando por 89 países, a taça da Copa do Mundo de 2014 retornou ao Rio e, nesta terça-feira, começa a ser exposta para os torcedores brasileiros no estádio do Maracanã - palco da final do Mundial -, onde ficará até a próxima sexta. A partir daí o troféu inicia uma turnê que passará pelas outras 26 capitais no País.
Antes de ser iniciada a exposição, que é aberta ao público, o troféu foi apresentado aos jornalistas pelas mãos de Carlos Alberto Torres, que ergueu o objeto, reeditando o gesto de 1970, quando o Brasil conquistou o tricampeonato mundial, no México.
O tour da taça da Copa foi iniciado no dia 12 de setembro de 2013, partindo do Cristo Redentor, no Rio, e será encerrado no dia 1º de julho, em São Paulo, local da abertura da competição, no dia 12 de junho, quando Brasil e Croácia se enfrentarão no Itaquerão.
Alguns participantes de promoções da Coca-Cola, parceira da Fifa que promove o tour da taça, terão a oportunidade de, antes de ver o cobiçado objeto de perto, passar por um túnel com atrações interativas ligadas à história das Copas do Mundo.
http://www.estadao.com.br