Capítulos inesquecíveis da história atleticana compõem o livro do jornalista Paulo Henrique Silva

Hoje em Dia
11/09/2015 às 08:19.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:43
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

Às vésperas de mais um superclássico mineiro, os últimos duelos entre Atlético e Cruzeiro são relembrados no livro “Sempre Acreditamos – Os Três Anos que Mudaram a História do Atlético”, lançado nesta nesta quinta-feira (10) à noite na livraria Quixote, em Belo Horizonte.

Nele, o cronista Paulo Henrique Silva conta a mágica saga atleticana em uma narrativa com começo, meio e fim, a partir da goleada por 6 a 1 sofrida pelo Galo, em 2011, na última rodada do Brasileirão.

“Aquele vexame foi importante para mudar o espírito do grupo. Tanto que, no ano seguinte, quando conquistaram o Estadual de forma invicta, o que não acontecia havia três décadas, eram praticamente os mesmos jogadores, com o acréscimo de um ou outro nome. Ronaldinho Gaúcho, Victor e outros só chegaram depois, para o Brasileiro”, destaca o autor.

Até o ápice da narrativa, novamente diante do arquirrival, na grande decisão da Copa do Brasil de 2014, Paulo Henrique percorre diversos momentos de tensão e alegria, estampados em viradas históricas no torneio nacional, bem como na Libertadores e na Recopa, em 2013.

Cada passo do clube é relatado por uma ótica diferente e divertida, em que o mundo da bola se mistura à história particular do autor. Em cerca de 80 crônicas, a intimidade se mistura, de forma lúdica, às impressões sobre os resultados, indo além da frieza dos placares e das estatísticas. Foi assim que se permitiu retribuir o adeus de Ronaldinho Gaúcho, na decisão da Recopa, quando os gestos misteriosos do craque deixaram os jornalistas intrigados no Mineirão.

Produto licenciado pelo Atlético, o livro publicado pela editora Letramento tem prefácio escrito pelo técnico Levir Culpi e quarta capa do locutor Mário Henrique Caixa. “É uma obra diferente dos outros livros lançados sobre o Atlético, menos apegada ao lado histórico, o que torna seus textos atemporais”, destaca Paulo, que assina uma coluna semanal no Hoje em Dia.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por