(Bruno Cantini/Atlético)
O Carnaval, que mais uma vez terá multidões nas ruas de Belo Horizonte até a Quarta-Feira de Cinzas, pode adiar a volta do Atlético ao Mineirão, caso o time do técnico Levir Culpi garanta nesta quarta-feira (27), diante do Defensor Sporting, do Uruguai, presença na fase de grupos da Copa Libertadores.
Fazendo valer a grande vantagem que tem, o Galo integrará o Grupo E, juntamente com Cerro Porteño, do Paraguai, Nacional, do Uruguai, e Zamora, da Venezuela. E a estreia já será no dia 6 de março, justamente a Quarta-Feira de Cinzas, recebendo os paraguaios, às 19h15, em Belo Horizonte.
A facilidade com que foram vendidos os ingressos para as partidas contra os uruguaios Danubio, na segunda fase, e Defensor Sporting, na terceira, deram à diretoria a dimensão da empolgação atleticana com a Copa Libertadores de 2019. E a certeza de que o clube pode lucrar bem mais mandando as suas partidas no Mineirão, que tem capacidade quase três vezes maior que a do Independência.
Mas a ideia do clube é voltar ao Gigante da Pampulha de forma especial, com grande mobilização da torcida e casa cheia. E o fato de só ter 100% de certeza de que realmente jogará a fase de grupos, que está muito encaminhada, no final da noite desta quarta-feira, aparece como um obstáculo.
Isso porque existe dentro do clube a leitura de que pode ser difícil uma ação de marketing durante o Carnaval. De toda forma, ainda é estudado pelo Atlético o retorno ao Mineirão já no dia 6 de março contra o Cerro Porteño.
Como o Hoje em Dia noticiou no mês passado, aconteceram conversas entre o clube e os administradores do Mineirão para que se fechasse um pacote com as três partidas da fase de grupos.
Mas o assunto não seguiu. Na comunicação que o Atlético faz aos seus sócios que são de torcida organizada, mas com cartões do programa Galo na Veia, não foi informado qual será o estádio da partida contra o Cerro Porteño caso a classificação seja garantida nesta quarta-feira.
A reserva dessas entradas tem de ser feita até a quinta-feira pela manhã. Há ainda a necessidade de comunicação à Conmebol de qual estádio será usado. Assim, após a partida contra o Defensor Sporting, com a vaga no Grupo E assegurada, a dúvida de onde o Atlético receberá o Cerro Porteño será desfeita.
O Atlético não joga como mandante, no Mineirão, desde 9 de agosto de 2017, quando empatou por 0 a 0 com o Jorge Wilstermann, da Bolívia, sendo eliminado da Copa Libertadores ainda nas oitavas de final.