CAS confirma exclusão de Anouma em eleição africana

AE-AP
05/03/2013 às 12:30.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:35

A Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) confirmou nesta terça-feira a exclusão do marfinense Jacques Anouma da eleição para presidência da Confederação Africana de Futebol (CAF). Membro do comitê executivo da Fifa, Anouma concorreria com o camaronês Issa Hayatou, que ocupa o cargo desde 1987.

Com isso, a CAS apoia a decisão da Confederação Africana, que se recusou a aceitar a candidatura de Anouma depois que mudanças nas regras, feitas por Hayatou, tornaram o marfinense inelegível. Ele apelou à corte, esperando uma posição diferente, mas teve sua exclusão confirmada nesta terça.

Como Anouma seria o único concorrente na eleição, Hayatou estenderá seu mandato que já dura 26 anos. Sua permanência na presidência será confirmada em um congresso realizado em Marrocos, neste final de semana. O camaronês, no entanto, avisou que este será seu último mandato.

Em setembro do ano passado, Hayatou criou uma nova regra para a eleição, que permitiam apenas "membros ou ex-membros" do comitê executivo da CAF no pleito. Por isso, Anouma acabou impedido de se candidatar, já que sua posição na Fifa lhe coloca como membro não votante no comitê.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por