CBF anuncia demissão de Dunga e Gilmar Rinaldi após fracasso na Copa América

Alexandre Simões*
asimoes@hojeemdia.com.br
14/06/2016 às 15:27.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:53
 (Vanderlei Almeida)

(Vanderlei Almeida)

Dunga não é mais técnico da seleção. Menos de 20 minutos após o técnico chegar para reunião com o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, ele foi informado que estava fora da equipe. O coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, também foi demitido.

Dunga contava com respaldo de Del Nero e de cartolas próximos ao presidente até poucas semanas atrás, mas o fiasco na Copa América Centenário, com a eliminação ainda na primeira fase, deixou a situação do técnico insustentável à frente da seleção.

Desde que assumiu a seleção pela segunda vez, em julho de 2014, Dunga apresentou desempenho invejável em partidas amistosas e pífio em jogos oficiais. Ele comandou o time em 13 amistosos (se considerarmos o Superclássico das Américas, em 2015), vencendo todos. Mas, quando os jogos valiam os três pontos, o desempenho foi de apenas 54%. Foram seis vitórias em 14 jogos, além de cinco empates e três derrotas.

A última derrota veio no domingo, diante do Peru, que causou a eliminação do Brasil ainda na primeira fase da Copa América - pior desempenho desde 1987.

O fraco desempenho em partidas oficiais também deixou a seleção em sexto lugar nas Eliminatórias - fora, portanto, da zona de classificação à Copa da Rússia.

Retrospecto
A derrota de 1 a 0 para o Peru, no último domingo, foi a 26ª partida dele à frente da Seleção Brasileira nessa segunda passagem. Foram 13 jogos oficiais, pela Copa América e Eliminatórias. E ele conquistou pouco mais de 50% dos pontos.

Na Copa América do ano passado, caiu nas quartas de final, eliminado pelo Paraguai, nos pênaltis. Este ano, a eliminação foi na primeira fase, o que não acontecia com a Seleção desde 1987, na Argentina.

E o grupo brasileiro foi comemorado quando aconteceu o sorteio, pois os adversários eram Equador, Peru e Haiti. Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, a Seleção é sexta colocada, posição que não credenciaria o Brasil nem à disputa da repescagem para o Mundial da Rússia.

Amistosos
Nos 13 amistosos em que comandou a Seleção, Dunga tem 100% de aproveitamento. Um grande desempenho ofensivo e baixa média de gols sofridos. E venceu alguns adversários fortes, como Argentina e França nesses jogos.

O desempenho nestes jogos é a defesa de Gilmar Rinaldi, que falou com a imprensa na segunda-feira (13), ainda nos Estados Unidos.

“Seguimos com a certeza de que ele (Dunga) está fazendo um trabalho bem feito e transparente, que todo mundo pode acompanhar. Contra grandes equipes tivemos grandes resultados. Tivemos dois problemas na Copa América, realmente não foi bem, fomos eliminados agora na primeira fase, mas estamos trabalhado e no caminho certo. Temos que em algumas coisas melhorar, buscar como fazer essas mudanças e melhoras”, analisa

Rinaldi, naquela que deve ter sido sua última entrevista como coordenador técnico da Seleção Brasileira.


CONFIRA NOTA DA CBF

A Confederação Brasileira de Futebol comunica que decidiu, nesta terça-feira, dissolver a comissão técnica da Seleção Brasileira. Deixam os cargos o coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, o técnico Dunga e toda a sua equipe.A decisão foi tomada em comum acordo durante reunião nesta tarde e, a partir de agora, a CBF inicia o processo de escolha da nova comissão técnica da seleção brasileira.A CBF agradece a dedicação, a seriedade e o empenho da equipe durante a realização do trabalho.Editoria de Arte / N/A

Digite aqui a legenda(*) Com Estadão Conteúdo
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por