A chuva foi a principal protagonista do primeiro treino livre do GP da Inglaterra, nesta sexta-feira, no circuito de Silverstone. O mau tempo atrapalhou os trabalhos das equipes da Fórmula 1 e apenas 11 dos 22 pilotos do grid registraram voltas cronometradas. Em meio a este cenário incomum, o australiano Daniel Ricciardo, da Toro Rosso, cravou o tempo mais rápido desta primeira sessão livre com 1min54s249.
A grande quantidade de água deixou a pista cheia de poças e nos primeiros 77 minutos da atividade ninguém foi capaz de registrar tempo de volta. E muitos dos principais pilotos, como o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, e finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, preferiram não arriscar tempos cronometrados.
Apenas Lewis Hamilton, da Mercedes, e Felipe Massa, da Ferrari, registraram tempo entre os integrantes das equipes de ponta da F1, sendo que o inglês ficou com o quarto lugar ao cravar 1min55s458. Já o brasileiro foi o 11.º com a lenta marca de 2min06s534.
A segunda posição desta "esvaziada" primeira sessão livre em Silverstone foi conquistada pelo alemão Nico Hulkenberg, da Sauber, seguido de perto pelo venezuelano Pastor Maldonado, da Williams. Atrás de Hamilton, Esteban Gutierrez, Valtteri Bottas, Jean-Eric Vergne, Giedo van der Garde, Max Chilton e Jules Bianchi, todos coadjuvantes do grid da F1 atual, completaram, nesta ordem, o grupo dos dez mais bem colocados.
Já o resto dos pilotos ficaram sem registrar tempos e, no fim, Ricciardo foi premiado com o primeiro lugar após ter sido quem mais deu voltas da pista molhada. Foram apenas dez ao total do australiano da Toro Rosso. Hamilton e Massa, por exemplo, deram respectivamente cinco e seis giros na pista, enquanto Raikkonen sequer completou um único neste primeiro treino.
Nos minutos finais da sessão, o francês Charles Pic acabou batendo na curva Club e danificou a asa dianteira de sua Caterham, enquanto o inglês James Rossiter, piloto de testes que faria a sua estreia pela Force India em um treino da F1, acabou nem indo para a pista devido aos riscos desnecessários que correria no circuito britânico.
As condições climáticas adversas tornaram improdutivo este primeiro treino em Silverstone e agora os pilotos esperam que o tempo melhore um pouco para a segunda sessão livre do GP da Inglaterra, marcada para começar às 10 horas (de Brasília) desta sexta-feira.
Confira a classificação do primeiro treino livre do GP da Inglaterra:
1.º Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), 1min54s249
2.º Nico Hulkenberg (ALE/Sauber), 1min55033
3.º Pastor Maldonado (VEN/Williams), 1min55s354
4.º Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 1min55s458
5.º Esteban Gutierrez (MEX/Sauber), 1min55s825
6.º Valtteri Bottas (FIN/Williams), 1min56s361
7.º Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso), 1min57s891
8.º Giedo van der Garde (HOL/Caterham), 1min58s859
9.º Max Chilton (ING/Marussia), 1min59s719
10.º Jules Bianchi (FRA/Marussia), 1min59s876
11.º Felipe Massa (BRA/Ferrari), 2min06s534
12.º Nico Rosberg (ALE/Mercedes), sem tempo
13.º Paul di Resta (Force India), sem tempo
14.º Romain Grosjean (FRA/Lotus), sem tempo
15.º Jenson Button (ING/McLaren), sem tempo
16.º Adrian Sutil (ALE/Force India), sem tempo
17.º Fernando Alonso (ESP/Ferrari), sem tempo
18.º Mark Webber (AUS/Red Bull), sem tempo
19.º Sergio Pérez (MEX/McLaren), sem tempo
20.º Charles Pic (FRA/Caterham), sem tempo
21.º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), sem tempo
22.º Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), sem tempo
http://www.estadao.com.br