Ciclismo e mountain bike em Minas terão 2018 repleto

Rodrigo Gini
rgini@hojeemdia.com.br
15/01/2018 às 08:38.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:46
 (Alexandre Cappi/Divulgação)

(Alexandre Cappi/Divulgação)


O ano de 2018 começou triste para o ciclismo mineiro, com a morte de Hugo Cavanelas, atingido por um carro quando treinava na MG-262, em Sabará. Mas é preciso seguir, não desistir dos sonhos e objetivos. Pois desafios para a turma do pedal não vão faltar, na estrada como nas trilhas.
Em alguns finais de semana, aliás, será necessário escolher, já que haverá provas homologadas ocorrendo em locais distintos. Também não vão faltar eventos internacionais e que distribuam pontos no ranking da União Ciclística Internacional (UCI).

O primeiro desafio do calendário é o Torneio Uberabense, entre os dias 20 e 22 deste mês, com provas de circuito, estrada e contra-relógio individual. Já no último fim de semana do mês, duas competições de mountain bike: o tradicional Intercity de Onça do Pitangui, em sua 23ª edição, com percursos de 50 e 35 quilômetros; e a prova “Pelos Caminhos de Sem Peixe”, na cidade de mesmo nome (região do Rio Doce).

Depois do início da Copa Grande Sertão de Mountain Bike/maratona, em Curvelo, abril promete exigir muita força das pernas. Na terra, o mês será marcado pela já tradicional abertura da Copa Internacional de MTB (que costuma atrair atletas de toda a América Latina), em Araxá; e pela Maratona Internacional da Estrada Real, em torno de Ouro Branco, nos dias 21 e 22. 

No mesmo fim de semana, o asfalto volta a ser encarado pelos melhores do país em mais uma edição da Prova Ciclística da Inconfidência, uma das mais antigas da modalidade ainda em disputa, ao lado da 9 de Julho (São Paulo).

De 23 a 27 de maio, a atração será a segunda edição do Cipó Cup, maratona extrema de MTB por etapas encarando as belas trilhas de um dos principais destinos de aventura e turismo do estado. 

Para a edição deste ano, a organização promete atrair ciclistas de outros países com uma combinação de trilhas desafiadoras, um visual único e um formato que recebeu elogios dos participantes.

Em junho se repete a dobradinha Copa Internacional (de 8 a 10, em Ouro Preto)/Maratona Internacional da Estrada Real (dia 17, em Mariana).

SEGUNDO SEMESTRE
Na segunda metade doano será a vez de conhecer os campeões mineiros de cross-country olímpico (XCO) – Itabirito, em 2 de setembro, vai consagrar os melhores do estado. No mesmo mês chega o Iron Biker, que há três décadas reúne profissionais e quem pedala por hobby para encarar trilhas exigentes, com forte participação estrangeira.

A Copa Internacional de MTB chega ao fim em novembro, com sua já habitual visita a Congonhas.

BICIMAX
Quem compete no asfalto terá a chance de mostrar resistência e explosão física no Troféu Rei da Montanha (3 de junho), que trará o desafio de encarar a Serra do Cipó rumo a Conceição do Mato Dentro. 

Outra atração é a disputa das etapas do Ranking Bicimax, em Montes Claros; competição idealizada pelo argentino Juan Farina, que este ano contará com seis etapas, em datas ainda a serem confirmadas.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por