Cielo, Fratus e Phelps competem nos EUA de olho no Rio-2016

Estadão Conteúdo
03/03/2016 às 09:21.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:39

Uma legião de brasileiros disputa a partir desta quinta-feira (3) a etapa de Orlando da Arena Pro Swim, a terceira de sete etapas do principal circuito de natação dos Estados Unidos. Junto com eles estarão campeões olímpicos, recordistas mundiais e novos atletas, que já começam a chamar a atenção para os Jogos de 2016.

Na prova dos 100 metros livre, por exemplo, estão inscritos Michael Phelps, Bruno Fratus, Cesar Cielo, Nathan Adrian e Matheus Santana, além da sensação Caeleb Dressel, que recentemente chocou o mundo ao bater o recorde na prova de 50 jardas livre (45,72 metros). Os brasileiros Cielo, Fratus e Matheus Santana disputarão as mesmas provas que o americano, os 50m e os 100m livre.

No total, são 35 atletas do Brasil e 40 da seleção dos Estados Unidos, incluindo Katie Ledecky e Missy Franklin, além de grandes representantes de outros países.

A intenção de disputar a etapa em Orlando parte principalmente da falta de competições no Brasil, ainda mais em um nível semelhante ao da prova americana. Em abril, no Troféu Maria Lenk, será realizada a última seletiva nacional para se obter índice olímpico. Então os atletas brasileiros querem se preparar enfrentando os melhores.

Observatório

A competição servirá para avaliação do desempenho de Cesar Cielo, campeão olímpico, recordista mundial e que ainda não tem índice para os Jogos Olímpicos. Ele teve um 2015 para se esquecer, com lesões e fracassos no Mundial de Kazan e na primeira seletiva do Brasil, em dezembro, em Palhoça (Santa Catarina).

A fim de voltar à rotina de vitórias, ele optou por se mudar para os Estados Unidos e voltou a treinar com o técnico Scott Goodrich no Arizona. Juntos, ele fizeram um bom trabalho em 2013, quando Cielo garantiu dois ouros no Mundial de Barcelona, nos 50m livre e 50m borboleta. Em Orlando, o brasileiro está inscrito nas provas de 50m e 100m livre.

Entre as mulheres, o Brasil terá Manuella Lyrio, Joanna Maranhão, Etiene Medeiros, Graciele Herrmann e Luana Ribeiro. Outro destaque da delegação nacional é o veterano Thiago Pereira, que competirá nos 200m e 400m medley, e nos 100m borboleta.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por